“Governos devem começar a retirar apoios à economia”, defende Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu defende que para retirar pressão sobre a inflação na Zona Euro é necessário os governos começarem a reduzir os apoios às empresas e às famílias.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) acredita que as pressões inflacionistas da Zona Euro continuam elevadas e que a autoridade monetária ainda tem “terreno a cobrir” para controlar a taxa de inflação na área do euro que continua longe do objetivo de 2%, apesar de nos últimos dois meses ter mostrado algum abrandamento.

Por forma a manter o ritmo de queda da taxa de inflação, Christine Lagarde defende a necessidade de os governos fazerem a sua parte, sublinhando a necessidade de começar a haver uma redução dos apoios à economia, lembrando que “as políticas orçamentais podem exacerbar as pressões inflacionistas” e isso “exigir uma maior reação do BCE”, em relação à política monetária adotada.

A retirada de apoios às empresas e famílias é defendida pela presidente do BCE face à “subida mais rápida dos salários” na área do euro nos últimos meses, que tem sido “suportada por uma robustez do mercado de trabalho”.

No seguimento da subida de 50 pontos base das taxas diretoras do Banco Central Europeu anunciada esta quinta-feira, Christine Lagarde destaca ainda que a economia do euro “está mais resiliente do que era expectável” e que “deverá recuperar nos próximos trimestres”.

No entanto, Lagarde sublinhou a determinação do BCE em trazer a taxa de inflação na Zona Euro para os 2% (em dezembro, a taxa homóloga foi de 9,2%), e que a autoridade monetária tudo fará para o alcançar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Governos devem começar a retirar apoios à economia”, defende Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião