Vídeos mostram destruição provocada por terramoto na Turquia e na Síria

  • ECO
  • 6 Fevereiro 2023

Terramoto no sul da Turquia e no norte da Síria já provocaram mais de 2.300 mortos e mais de cinco mil feridos. É expectável que este número continue a subir.

O número de mortos na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que abalou esta madrugada o sul da Turquia e norte da Síria, não pára de aumentar. O último balanço dá conta de 1.498 mortos na Turquia e 810 na Síria.

Este sismo já provocou mais de cinco mil feridos devido à queda de edifícios. As equipas de socorro procuram pessoas por entre os escombros.

Inicialmente, a agência turca de gestão de catástrofes e emergências declarou que o abalo tinha feito pelo menos 76 vítimas mortais em sete províncias do país e 440 feridos. Mas desde então os números têm vindo a aumentar.

Um incêndio deflagrou num gasoduto na região de Kahramanmaraş, uma cidade turca.

As equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes em várias cidades dos dois países, e espera-se que o número de mortos continue a subir.

Na Síria, uma equipa de resgate conseguir salvar uma criança que se encontrava debaixo dos escombros de um edifício que colapsou.

Já depois do primeiro abalo, por volta das 4h00 da manhã, a Turquia e a Síria voltaram a sentir a terra a tremer, desta vez por volta das 11h00. De acordo com o Centro Sismológico Europeu-Mediterrânico (EMSC) o sismo foi de 7.5 na escala de Richter. O momento foi registado por um jornalista de uma estação televisiva que se encontrava naquele momento em reportagem.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vídeos mostram destruição provocada por terramoto na Turquia e na Síria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião