H.B. Fuller fixa salário dos estagiários nos 1.000 euros. Mexer no salário de entrada não está nos planos

A atualização salarial para os estagiários da fabricante de adesivos representa uma subida de quase 300 euros face a dezembro do ano passado.

A H.B. Fuller, empresa multinacional norte-americana e com forte presença em Portugal, aumentou este ano o salário de estágios para 1.000 euros brutos. Esta atualização salarial representa uma subida de 41% (quase 300 euros), face a dezembro do ano passado, e implica um investimento de mais de 55.000 euros. A fabricante de adesivos industriais aumentou também o subsídio de alimentação atribuído aos mais de 450 trabalhadores que a empresa tem na região Norte. Mexer no salário mínimo de entrada, para já, não faz parte dos planos, sabe o ECO Pessoas.

“Em 2023, a empresa em Portugal estima investir mais de 55.000 euros para implementar esta medida do aumento dos estágios. Este valor pode facilmente aumentar, dependendo da evolução das necessidades de recrutamento de estágios das várias equipas em Portugal”, admite Paulo Ribeiro, responsável de recursos humanos na H.B. Fuller para Portugal e Espanha.

“Temos tido grande procura para estágios na área financeira, compras, TI, recursos humanos, marketing, auditoria interna, e também para reforçar os nossos laboratórios e apoiar o trabalho de investigação e inovação de produtos”, continua, em declarações ao ECO Pessoas.

O aumento na remuneração dos estágios anunciado esta quarta-feira tem como principal objetivo proporcionar melhores condições aos estagiários e futuros colaboradores, bem como estimular padrões mais favoráveis de entrada no mercado de trabalho, “através de boas práticas laborais juntamente com um aumento progressivo do salário e do subsídio de alimentação, para que os colaboradores tenham maior capacidade financeira ao fim do mês.

Nos últimos anos, a empresa tem registado uma taxa de conversão de estágios para contratos de trabalho na ordem dos 70%. Uma percentagem que a H.B. Fuller acredita estar relacionada com “políticas de retenção de talento, trabalho flexível e programas de benefícios que dão resposta às preferências dos colaboradores”.

“Os estágios são sempre uma excelente oportunidade para entrar no mercado de trabalho e apontar caminhos e competências para quem está a começar. Quem escolhe estagiar connosco tem acesso imediato a uma realidade bastante dinâmica numa indústria que toca muitas das esferas do nosso dia a dia, e que oferece boas perspetivas de desenvolvimento de carreira à escala regional e global”, considera o gestor de pessoas.

Atualmente, a empresa conta com 16 estágios ativos em diversas áreas. A expectativa é aumentar este número nos próximos meses.

Salário mínimo de entrada mantém-se nos 802 euros

Juntamente com o aumento da remuneração referente aos estágios na empresa, a fabricante norte-americana reforçou também o valor de subsídio de alimentação. Em vez de 7,63 euros, os profissionais passaram a receber 8,32 euros por dia, o mais recente montante isento de tributação em cartão, num total de 183 euros por mês.

Já no que toca ao salário mínimo de entrada, não está previsto qualquer aumento, mantendo-se, assim, nos 802 euros, valor atualizado em maio de 2022. Atualmente, existem seis colaboradores que auferem este valor, num universo de cerca de 150 na área de operações da H.B. Fuller em Portugal.

“Não temos previsto de momento aumentar o salário mínimo de entrada nas áreas de operações e produção, mantendo-se o valor de 802 euros, ao que acresce o seguro de vida e seguro de saúde, entre outros benefícios que temos vindo a reforçar, como a plataforma de benefícios flexíveis com soluções personalizadas de acordo com o interesse de cada um e o Programa de Assistência ao Colaborador, totalmente gratuito e extensível ao agregado”, explica Paulo Ribeiro.

E detalha: “Este último inclui serviços de aconselhamento jurídico ou financeiro, ferramentas de suporte relacionadas com a saúde mental, formações sobre desenvolvimento pessoal e outras soluções no âmbito do quotidiano e que seguramente ajudam em temas da vida pessoal e profissional.”

O gestor admite ainda que a empresa está, neste momento, a ver outras opções de benefícios e tem a intenção de criar maiores oportunidades de carreiras à escola regional na EIMEA (Europa, índia, Médio Oriente e África) e global.

Em Portugal, a H.B. Fuller conta com mais de 450 colaboradores e um centro global de serviços de excelência em áreas como a Financeira, Apoio a Clientes, Compras e Tecnologias de Informação, localizado no Grande Porto. Juntamente com a sua unidade Produtiva e de Investigação & Desenvolvimento, a empresa trabalha com clientes em mais de 20 setores na região da EIMEA, Estados Unidos e Ásia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

H.B. Fuller fixa salário dos estagiários nos 1.000 euros. Mexer no salário de entrada não está nos planos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião