Lucros do Banco Nacional Ultramarino caem 28% face a 2021 para 37,2 milhões

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2023

Registo de imparidades explica redução dos lucros, indica banco com sede em Macau e que pertence ao Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O Banco Nacional Ultramarino (BNU) anunciou esta quarta-feira lucros de 322 milhões de patacas (37,2 milhões de euros) em 2022, menos 28% do que em 2021.

O decréscimo é sobretudo atribuído a imparidades durante o ano. O lucro ajustado antes de imparidades e impostos aumentou 1,2% face a 2021, para 505,9 milhões de patacas [58,5 milhões de euros]”, indicou, em comunicado, o banco, com sede em Macau e que pertence ao Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD).

“A evolução dos resultados reflete melhorias contínuas na margem financeira”, que cresceu 11% face a 2021, enquanto “os volumes de negócio de crédito concedido e de depósitos de clientes aumentaram 8,5% e 7%, respetivamente“, pode ler-se na mesma nota.

Já as receitas líquidas de comissões diminuíram 26,7% em relação a 2021, “refletindo as crescentes incertezas na economia global e locais”, assinalou a instituição, que, juntamente com o Banco da China, é banco emissor de moeda em Macau.

O BNU registou ainda uma perda líquida de 27,7 milhões de patacas (3,2 milhões de euros) com a alienação de investimentos financeiros, “devido principalmente ao aumento das taxas de juro globais e à revisão em baixa de risco de alguns ativos que afetou negativamente a avaliação dos investimentos”.

O banco sublinhou ainda que continua a apresentar “um robusto rácio de solvabilidade de 20,65%, bastante acima do mínimo regulamentar de 8%” e que mantém “elevados níveis de liquidez”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do Banco Nacional Ultramarino caem 28% face a 2021 para 37,2 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião