Zelensky visita o Reino Unido esta quarta-feira

  • Lusa e ECO
  • 8 Fevereiro 2023

O Presidente ucraniano faz a sua primeira visita ao Reino Unido desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Downing Street adianta que decorrerão reuniões com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai visitar o Reino Unido esta quarta-feira, onde será recebido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e dirigir-se ao Parlamento, em Londres, anunciou o Governo.

Durante a visita, Zelensky e Sunak vão visitar militares ucranianos que estão a ser treinados no Reino Unido e encontrar-se com líderes militares britânicos para discutir os detalhes do programa de treino.

Segundo um comunicado do Governo, o Reino Unido vai estender o treino dos soldados ucranianos a membros da força aérea e marinha. Os analistas antecipam que o Reino Unido poderá anunciar novas sanções à Rússia durante o encontro.

Moscovo garante que, apesar do embargo, o seu petróleo continua a ter procura. O vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexandr Novak, disse que o crude e os derivados do petróleo russos continuam a ser procurados pela Europa argumentando que as “exceções” ao embargo e as tabelas que fixaram os preços provam o interesse. “Novamente, as exceções demonstram que o nosso petróleo e os nossos produtos petrolíferos têm procura na Europa”, disse Novak à agência de notícias Interfax.

Novak, responsável pela setor energético da Rússia, referia-se às últimas posições da Comissão Europeia sobre o “preço máximo” que foi taxado aos derivados do crude russos, mas que não se aplica no caso de serem “transformados substancialmente” num terceiro país através da mistura de produtos do Estado que produz a transformação.

“Mais uma vez, isto mostra que as ações dos políticos europeus não têm lógica. A Europa necessita dos nossos recursos energéticos“, frisou.

O vice-primeiro-ministro afirmou ainda que as exceções da Comissão Europeia são “de facto” a “legalização dos ‘esquemas cinzentos’ que se utilizam há muito tempo devido a decisões sem eficácia que os políticos europeus já adotaram em 2022”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zelensky visita o Reino Unido esta quarta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião