Costa Silva nunca se reuniu com presidente da ANI

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2023

Ao longo de quase um ano, o ministro da Economia, António Costa Silva, nunca teve qualquer reunião de trabalho com a presidente demissionária da Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça.

Desde que tomou posse como ministro da Economia e do Mar, em março do ano passado, António Costa Silva nunca se reuniu com a presidente demissionária da Agência Nacional de Inovação (ANI), avança o Jornal de Negócios (acesso pago). A única exceção foi apenas uma conversa logo nos primeiros dias da tomada de posse.

Joana Mendonça apresentou a demissão do cargo de presidente da ANI na noite de segunda-feira, alegando, numa carta que o ECO avançou em primeira mão, que não se sentiu apoiada e que aquela agência estaria a ser secundarizada no que diz respeito ao seu envolvimento no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no Portugal 2030 (PT 2030). Além disso, a gestora refere não ter obtido, “passado mais de um mês”, uma resposta ao “pedido de aprovação da proposta para o Plano de Atividades em Orçamento da ANI para 2023”.

Dois dias depois, António Costa Silva refutou estas afirmações numa entrevista ao Público, dizendo que as questões suscitadas na carta de renúncia de Joana Mendonça “não foram levantadas nas reuniões mantidas pelo senhor secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, o que mostra que a presidente da ANI não estava assim tão preocupada”. “A única exceção foi o programa Eureka e o problema foi resolvido”, acrescentou o governante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva nunca se reuniu com presidente da ANI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião