Inflação na Alemanha acelera para 8,7% em janeiro

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2023

Valor harmonizado da inflação, que o Eurostat utiliza para as suas estatísticas, diminuiu 0,4 pontos percentuais em janeiro para 9,2%, contra 9,6% em dezembro, o nível mais baixo em cinco meses.

A taxa de inflação na Alemanha acelerou para 8,7% em janeiro último, mais uma décima de ponto percentual que em dezembro de 2022, de acordo com a primeira leitura dos dados publicados pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

Contudo, o valor harmonizado da inflação alemã, que o Eurostat utiliza para as suas estatísticas, diminuiu quatro décimas de ponto percentual em janeiro para 9,2%, contra 9,6% em dezembro, o nível mais baixo em cinco meses.

A agência de estatística alemã não publicou a tempo a leitura preliminar da inflação da “locomotiva europeia” devido a problemas técnicos no processamento de dados, pelo que o Eurostat utilizou as suas próprias estimativas para calcular o valor avançado da inflação harmonizada para a Zona Euro, que moderou para 8,5% em janeiro, contra 9,2% em dezembro.

A inflação homóloga da Zona Euro moderou-se assim em janeiro pelo terceiro mês consecutivo, situando-se no nível mais baixo desde maio de 2022, antes de o Banco Central Europeu (BCE) ter começado a aumentar as taxas de juro em julho de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha acelera para 8,7% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião