Receitas da Euronext sobem 13% para 1,4 mil milhões de euros

Com lucros superiores a 555 milhões de euros, a Euronext anunciou também que em maio irá propor em assembleia geral um dividendo de 2,2 euros por ação.

O grupo que gere as sete bolsas da Euronext (onde se inclui a praça financeira portuguesa) contabilizou receitas de 1,4 mil milhões de euros no ano passado. Trata-se de uma subida de 13% face a 2021.

De acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, o grupo Euronext gerou mais de 120 milhões de euros de receita adicional em 2022, ao mesmo tempo que o EBITDA ajustado subiu 11,7% para 861,6 milhões de euros, apesar da margem de EBITDA ajustada ter registado uma queda de dois pontos percentuais para 58,7%.

Os resultados da operação do ano passado revelam ainda um lucro líquido de 555,3 milhões de euros, 5,7% acima do contabilizado em 2021, que resultou num lucro por ação de 5,21 euros, menos 4,8% face ao ano anterior, “refletindo um maior número de ações em circulação em 2022 em comparação com 2021”, refere a empresa em comunicado.

Segundo a empresa liderada por Stéphane Boujnah, “na próxima assembleia geral anual, em maio, deverá ser proposto um dividendo de 2,22 euros por ação”, que se traduz num payout ratio de 43%. Com base na cotação desta quinta-feira dos títulos (75,06 euros), as ações da Euronext estão a transacionar com uma taxa de dividendos de 2,93%.

A Euronext revela ainda que o negócio de listagem nas suas bolsas cresceu 15,1%, “registando 83 novas admissões de ações em 2022, incluindo 20 empresas internacionais.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receitas da Euronext sobem 13% para 1,4 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião