CR7 da cibersegurança “entra em campo” para proteger as PME

Startup de Coimbra fundada por André Baptista e Jorge Monteiro lança ferramenta para identificar vulnerabilidades nos sistemas informáticos das PME, que já são o alvo de 17% dos ciberataques.

Conhecido como “o Cristiano Ronaldo da cibersegurança” por já ter sido considerado o hacker mais valioso numa competição internacional realizada nos EUA em 2019, André Baptista é um dos fundadores da Ethiack, que está a lançar uma plataforma automática que faz testes de segurança às empresas e identifica as vulnerabilidades nos sistemas informáticos.

A empresa de Coimbra, que diz integrar a classe dos “hackers do bem”, aponta às pequenas e médias empresas (PME) — em 2022 foram as visadas em 17% dos ciberataques, segundo a Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) — por não disporem de equipas próprias ou contratadas para detetar as fragilidades dos seus sistemas.

Jorge Monteiro e André Baptista, fundadores da Ethiack

“Durante um mês, a partir do momento de registo no site da Ethiack, as empresas aderentes poderão obter um relatório completo que agrega a descrição das suas vulnerabilidades e a sua severidade, incluindo guias para a mitigação dos problemas, e uma reunião de trabalho para esclarecimento de dúvidas e procedimentos”, sublinha em comunicado de imprensa.

Fundada por André Baptista e Jorge Monteiro, a empresa portuguesa acaba de ser selecionada para integrar o Xcelerator, financiado pelo banco de investimento italiano CDP (Cassa Depositi e Prestiti) e pelo fundo de investimento Startup Wise Guys. Focado em vendas e crescimento, visa posicionar as startups para levantarem a próxima ronda de financiamento.

O programa de cinco meses é realizado em Itália, em conjunto com outras seis jovens empresas, e inclui um investimento de 78 mil euros para cada startup, que “poderá ser amplificado em função do desempenho”. A avaliação é feita por peritos de entidades como o centro de pesquisa da NTT DATA (Universidade da Calábria), a gigante do setor aeroespacial e da defesa Leonardo, ou a empresa de distribuição de gás Italgas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CR7 da cibersegurança “entra em campo” para proteger as PME

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião