Indústria da cortiça “saca” recorde de 1.200 milhões nas exportações

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2023

Líder mundial na cortiça, a indústria portuguesa alcançou em 2022 um novo máximo nas vendas no estrangeiro, apesar das perdas de 16 milhões de euros no mercado russo. Rolhas pesam 73% das exportações.

As exportações da indústria da cortiça superaram pela primeira vez a barreira dos 1.200 milhões de euros em 2022. Ficou 7% acima do valor registado no ano anterior e terminou o ano passado com um saldo de 960 milhões na balança comercial. Para este ano, o setor espera acrescentar 100 milhões às vendas no exterior e mantém a meta de alcançar os 1.500 milhões de exportações antes de 2030.

Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, o secretário-geral da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), João Rui Ferreira, calculou perdas de 16 milhões de euros no mercado russo no ano em que teve início a guerra na Ucrânia – com distribuição em Moscovo e São Petersburgo, a Corticeira Amorim deu como perdida a totalidade dos saldos de clientes e stocks. As rolhas pesam 73% do valor exportado pela fileira, equivalente a 900 milhões de euros, igualmente “um marco histórico para o setor”.

Líder mundial no setor da cortiça, a indústria portuguesa estima que nas próximas duas décadas vá precisar de acrescentar 300 mil hectares de montado de sobro, estando a APCOR a trabalhar com o Governo na criação de um plano para alargar essa área reservada. Em 2022, o preço da matéria-prima disparou “25% a 30%”, devido às condições climáticas e aos custos associados à extração, com o país a precisar de importar matéria-prima no valor de 254 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria da cortiça “saca” recorde de 1.200 milhões nas exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião