Galp vende ativos em Angola à Somoil por 830 milhões de dólares

Galp e Somoil assinam acordo sobre ativos de produção e exploração da petrolífera portuguesa em Angola. Galp recebe 830 milhões de dólares, dos quais 175 milhões em 2024 e 2025 condicionados ao Brent.

A Galp anunciou esta segunda-feira que vai desinvestir nos ativos upstream (produção/exploração) em Angola. A empresa informa ter assinado um acordo com a SOMOIL – Sociedade Petrolífera Angolana para a venda dos mesmos e espera receber cerca de 830 milhões de euros pela venda, líquidos de impostos. A transação deverá ficar fechada no segundo semestre de 2023

“Espera-se que os proveitos alcancem 830 milhões de dólares, já líquidos de impostos sobre os ganhos de capital, incluindo 655 milhões de dólares a receber até à concretização e 175 milhões de dólares em pagamentos contingentes devidos em 2024 e 2025, dependendo do preço do Brent”, refere um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Esta transação permite à Galp cristalizar valor de ativos upstream maduros”, explica a Galp, mantendo no portefólio aqueles que são de maior qualidade e contribuindo para a “estratégia de descarbonização”, diz Filipe Silva, o novo presidente executivo da companhia. “Estamos confiantes de que a Somoil, já presente no Bloco 14 [bloco petrolífero], dará um forte contributo para o desenvolvimento destes ativos de longa data da Galp”, acrescenta o gestor.

Segundo a Galp, o negócio ainda depende de alguns “termos e condições”, mas espera-se que seja concluído “durante a segunda metade de 2023”. A venda é anunciada no dia em que a Galp revelou ter registado em 2022 o maior lucro da sua história, com o resultado líquido a quase duplicar face a 2021, para 881 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp vende ativos em Angola à Somoil por 830 milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião