Hoje nas notícias: Novobanco, fundos PPR e transportes

  • ECO
  • 13 Fevereiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Bruxelas vai apresentar esta segunda-feira um relatório preliminar que determina que o plano de reestruturação do Novobanco está concluído. Todos os fundos Planos de Poupança Reforma (PPR) tiveram rendibilidades negativas em 2022. O ministro do Ambiente garante que os 700 milhões previstos no PT2030 para metros e autocarros vai ser dividido “para não ficar concentrado em Lisboa e no Porto”. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais.

UE dá plano de reestruturação do Novobanco como concluído

A Direção-Geral da Concorrência (DGComp) da União Europeia considera que o plano de reestruturação do Novobanco está concluído, o que coloca o banco fora das medidas restritivas impostas por Bruxelas aquando da venda à Lone Star. De acordo com o Jornal de Negócios, Bruxelas vai apresentar esta segunda-feira um relatório preliminar onde determina que o plano de restruturação e todos os compromissos previstos foram cumpridos, mas a versão final deste documento só será divulgada depois do Novobanco apresentar o fecho de contas de 2022.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Todos os fundos PPR perderam dinheiro em 2022

Todos os Planos de Poupança Reforma (PPR) na forma de fundos tiveram rendibilidades negativas em 2022. No entanto, a cinco anos as rendibilidades já foram positivas. “Os fundos PPR perderam todos e o comportamento geral nos fundos de investimento foi negativo”, afirma António Ribeiro, especialista em produtos de poupança e economista da Deco Proteste, acrescentando que o ano passado foi “atípico porque tanto ações como obrigações perderam. As estrelas foram mesmo os Certificados de Aforro”, diz.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

700 milhões para metro e autocarro “não vão ficar concentrados em Lisboa e Porto”

O ministro do Ambiente garante que os 700 milhões previstos no PT2030 para metros e autocarros vai ser dividido “para não ficar concentrado em Lisboa e no Porto”. Em entrevista ao Jornal de Notícias, Duarte Cordeiro adianta também que a alteração ao regime dos táxis vai criar “tarifas supramunicipais e, até, eventualmente, contingentes intermunicipais”, de forma a ter mais veículos disponíveis e preços distintos nos territórios.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Câmaras com limite de endividamento duplicado este ano

Até ao momento, as autarquias podiam gastar 20% da margem de endividamento, mas, ao abrigo de uma proposta de lei entregue pelo Governo à Assembleia da República, a percentagem pode subir para 40%. A proposta alarga também o período dos empréstimos para acelerar a execução do Plano de Recuperação e Resiliência. Desde o período da troika que as câmaras municipais apenas podiam aumentar a sua dívida em 20%.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Grupo de Projeto para a Jornada da Juventude custa 530 mil euros em salários

O Grupo de Projeto para a Jornada Mundial da Juventude, vai custar, até ao final de 2023, mais de 615 mil euros. O grupo foi criado em 2021, sendo coordenado por Sá Fernandes, responsável por nomear os membros da equipa. No total, tem nove membros: um coordenador, três adjuntos, três técnicos especialistas, uma secretária e um motorista. Dos 615 mil euros, mais de 530 mil (90% da verba) são para despesas com pessoal. Sá Fernandes, ex-vereador da Câmara de Lisboa, ganha 4.657 euros por mês de ordenado-base e despesas de representação. Os adjuntos e técnicos especialistas recebem 80% desse valor: 3725 euros brutos por mês.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

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