Maria Helena Rodrigues, do STE, é a nova presidente do conselho consultivo da ADSE

Após as eleições de novembro, o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE já está em funções, contando com 17 membros. Seis são representantes das tutelas: Finanças e Presidência.

O Conselho Geral e de Supervisão da ADSE já está em funções e tem uma nova presidente: Maria Helena Rodrigues, que atualmente lidera o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos (STE). Novo conselho conta também com seis representantes do Governo: três das Finanças e três da Presidência, as tutelas do subsistema de saúde dos funcionários públicos.

Após a nomeação do Governo de seis representantes, “a nova composição do CGS esteve reunida pela primeira vez na passada sexta-feira, dia 10 de fevereiro”, encontro do qual “resultou a eleição da Conselheira Maria Helena Correia da Silva Rodrigues (do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado) para Presidente do CGS”, anuncia a ADSE na página oficial.

Esta reorganização do conselho que supervisiona a ADSE surge depois das eleições realizadas em novembro do ano passado, que deram a vitória à lista apoiada pela Frente Comum. A lista apoiada pelo STE foi a sexta lista em termos de número de votos, mas acabou por conseguir eleger Maria Helena Rodrigues para a presidência do conselho.

“O órgão consultivo e de supervisão da ADSE volta agora a ter 17 membros”, sinaliza a nota, sendo que “além dos seis elementos nomeados pelo Governo, integram o CGS quatro membros eleitos por sufrágio universal e direto dos beneficiários titulares da ADSE – cuja eleição decorreu entre os dias 28 e 30 de novembro de 2022 –, três membros das estruturas sindicais mais representativas dos funcionários do Estado (Fesap, Frente Comum e STE), dois elementos indicados pelas associações dos reformados e aposentados da Administração Pública, um elemento indicado pela Associação Nacional de Municípios Portugueses e um membro indicado pela Associação Nacional de Freguesias”.

As Finanças nomearam Anabela Ferreira Pedro Vilão e Maria Luisa Morais Simões Cipriano, ambas da Direção-Geral do Orçamento, e Paulo Jorge Ramos Silva, da Inspeção-Geral de Finanças. Já a Presidência escolheu Armanda Amélia Monteiro da Fonseca, da DGAEP, Susana Isabel da Silva Ribeiro de Melo, da PCM e Eugénio Manuel de Lima Antunes, da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública.

Dos sindicatos, a FESAP voltou a nomear José Abraão, enquanto a Frente Comum é representada por Maria de Fátima Amaral e o STE por Maria Helena Correia da Silva Rodrigues, também eleita para presidente do CGS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maria Helena Rodrigues, do STE, é a nova presidente do conselho consultivo da ADSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião