Carlos Cortes é o novo bastonário da Ordem dos Médicos

Carlos Cortes é o novo bastonário da Ordem dos Médicos. O atual presidente do Conselho Regional do Centro reuniu 11.176 votos e vai substituir Miguel Guimarães, que ocupa o cargo desde 2017.

Carlos Cortes venceu esta quinta-feira a segunda volta das eleições para a Ordem dos Médicos. O médico no Centro Hospitalar Médio Tejo e atual presidente do Conselho Regional do Centro vai substituir Miguel Guimarães, que é desde 2017 bastonário desta ordem.

Numa eleição renhida que teve direito a segunda volta, Carlos Cortes teve 11.176 votos, enquanto Rui Nunes, professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto e ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde teve 6.867 votos, segundo os resultados provisórios divulgados após o fecho das urnas, que decorreu pelas 19h00. Nesta segunda volta, que decorreu entre 7 de fevereiro e esta quinta-feira, votaram 19.312 médicos.

O novo bastonário da Ordem dos Médicos deverá entrar em funções a partir de 14 de março, revelou Miguel Guimarães ao ECO.

Nascido em Lisboa, Carlos Cortes formou-se em Medicina em Coimbra, tendo-se especializado em Patologia Clínica em 2006. Além disso, o médico de 53 anos, tem subespecialidade em Microbiologia Médica desde 2020 e uma pós-graduação em gestão e direção em Saúde e de Ética em Saúde. Atualmente é presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Médicos e médico no Centro Hospitalar Médio Tejo.

Na primeira volta destas eleições, que decorreram de 10 a 19 de janeiro, tinham concorrido seis candidatos, contudo, não houve a maioria necessária para decidir o novo bastonário da Ordem dos Médicos, passando os dois mais votados a esta segunda volta. Na primeira volta, além do cargo a bastonário, foram a votos outros órgãos: para o Norte venceu a lista liderada por Eurico Castro Alves, no Centro, onde havia uma única lista venceu Manuel Veríssimo, e no Sul a de Paulo Simões.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Cortes é o novo bastonário da Ordem dos Médicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião