Produção automóvel em Portugal cresce 14% em janeiro

  • Lusa
  • 16 Fevereiro 2023

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com a Alemanha (20,5%), França (18,3%), Itália (10,5%) e Espanha (9,5%) no topo.

A produção automóvel em Portugal cresceu 14% em janeiro face ao mês homólogo, para 20.547 veículos, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Entre o total de automóveis produzidos no primeiro mês deste ano, 13.465 são automóveis ligeiros (um crescimento de 17,4% face a janeiro de 2022), 6.610 são de mercadorias (subida de 4,1%) e 472 são veículos pesados (122,6%).

Segundo a ACAP, os dados divulgados confirmam “a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98,0% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”.

A associação indica que a Europa “continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 87,7% – com a Alemanha (20,5%), França (18,3%), Itália (10,5%) e Espanha (9,5%) no topo do ranking”.

No que toca à montagem de veículos automóveis em Portugal, em janeiro, foram montados 16 veículos pesados, todos eles de passageiros, o correspondente a um aumento de 77,8% face a igual mês do ano de 2022. A ACAP salienta que em janeiro foram exportados 93,8% dos veículos montados em Portugal, representando 15 unidades, sendo o Reino Unido (80%) e a Alemanha (20%) os únicos destinos destas exportações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel em Portugal cresce 14% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião