Seguros engordam lucros globais do Grupo Santander
O grupo espanhol usa a sua rede de agências por todo o mundo para vender seguros. Em 2022 a contribuição para os resultados aumentou 18%. Portugal contribui com 512 milhões e o 7º lugar no ranking.
O negócio global de seguros do Santander aumentou sua contribuição para o lucro do grupo em 18% em 2022, atingindo cerca de 1.365 milhões de euros. Este valor inclui as comissões pagas pelas seguradoras na venda dos seus produtos na rede de filiais do grupo.
O Santander conta globalmente com vários parceiros no negócio dos seguros : Mapfre e Aegon em Espanha e Portugal, Zurich na América Latina, estatal francesa CNP Assurances para o Santander Consumer Finance na Europa e a Allianz na Polónia.
A contribuição do negócio de seguros está integrada na divisão Wealth Management & Insurance e, este ano, superou a soma da contribuições do private banking e do Santander Assett Management, incluídos nesta divisão, dirigida pelo Vice-presidente do grupo Santander Victor Matarranz.
O volume de prémios emitidos pelo Grupo Santander no ano passado foi de 11.700 milhões, uma taxa de crescimento de 24%, face a 2021, “principalmente em negócios não vinculados à poupança”, explica o Grupo em comunicado, o que sustentou o aumento de 3% nas comissões da divisão Wealth Management & Insurance.
Em Portugal os seguros no Grupo Santander atingiu de 512 milhões de euros em 2022, uma quota de mercado enquanto grupo de 4,2%. O Santander Totta Vida, registou perto de 300 milhões de prémios, cabendo às seguradoras Aegon Santander 119 milhões de prémios Vida e 95 milhões a Aegon Seguros (Não Vida). Ainda a recente parceria Mapfre Santander continuou o seu crescimento mas ainda não tem grande expressão no mercado nacional.
Em Espanha o Santander captou 2.097 milhões em prémios de seguros de vida em 2022, um crescimento de 204,7% face a 2021. A entidade apostou no seguro de poupança com uma “nova proposta de valor que completou a gama com produtos com juros garantidos e rendas vitalícias“.
Na Europa, o Grupo destaca “o bom crescimento das vendas de seguros de proteção, fruto de uma melhor comunicação com os nossos clientes e da introdução de novos produtos”.
Na continente americano, o banco afirma que “a diversificação do negócio de seguros não vinculados ao crédito continua em consolidação, com crescimento de dois dígitos em novas vendas em 2022″.
O Santander destaca ainda o lançamento da nova oferta de seguros de vida e acidentes pessoais no Brasil, onde alcançou um volume de prémios de 1.950 milhões de euros devido à parceria com a Zurich, com um aumento de 28% em dois anos. O grupo afirma ter batido o recorde de quota de mercado no seguro de automóveis com 30%.
O Santander e a Zurich mantêm uma aliança de bancasseguros que, além do Brasil, está presente no Chile, México, Argentina e Uruguai com joint ventures controladas pela seguradora suíça.
No México, os dois sócios lançaram sua nova oferta de produtos unit linked para o segmento Select, “apostando no potencial de crescimento do negócio de poupança”.
No ramo automóvel, em que o grupo que cresceu 8% no ano passado, o Santander conta com a plataforma Autocompara, presente na Argentina, Brasil, Chile, México e Uruguai, com 1,4 milhão de apólices ativas.
Finalmente, no Chile, o banco aponta a boa evolução da venda de seguros por meio de plataformas digitais como a Autocompara e a Klare, fintech corretora digital especializada em seguros saúde, que trabalha com a Mapfre e Zurich Santander.
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