BRANDS' CAPITAL VERDE Saiba onde pode poupar ao escolher um elétrico
A economia de custos na compra de carros elétricos é um dos principais objetivos dos compradores. A poupança não se faz só nos combustíveis, mas também na manutenção do carro, que fica mais acessível.
A poupança a longo prazo costuma ser o fator primordial por trás das razões que levam os compradores a escolher um carro elétrico. À primeira vista, essa redução de custos é atribuída ao facto de deixar de ser necessário abastecer o veículo com combustível, mas sabia que os fatores de poupança vão muito além disso?
A economia de custos na compra de um carro elétrico está, sim, muito relacionada com a eficiência em termos de combustível comparativamente a veículos a gasolina ou gasóleo, o que significa que os proprietários podem economizar dinheiro em custos de combustível. No entanto, os automóveis elétricos também exigem menos manutenção, o que contribui em muito para uma poupança adicional de custos ao longo do tempo.
Esta poupança nos custos de manutenção prende-se, sobretudo, com o motor. Enquanto um motor a combustão tem muitas mais peças e componentes, um motor elétrico reduz consideravelmente este número e, consequentemente, diminui a probabilidade de algum desses elementos estragar-se ou necessitar de manutenção.
Para perceber a diferença no número de peças que cada veículo precisa, olhemos para o caso do carro a combustão. Óleo para o motor, filtro do óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar do habitáculo, correias de distribuição, velas, radiador, pastilhas do travão e pneus são algumas das peças imprescindíveis para que consiga circular. Por sua vez, um carro elétrico precisa apenas de quatro destes componentes – filtro de ar do habitáculo, radiador, pastilhas do travão e pneus -, retirando, assim, seis outros elementos (cruciais nos carros a combustão) que obrigam a mais custos.
Além da poupança inerente a um menor número de peças e outros produtos, a redução de custos na compra de um carro elétrico também está ligada às zero emissões deste tipo de veículo, o que faz com que os proprietários fiquem isentos do pagamento de IUC e ISV. Ou seja, menos uma despesa face aos veículos a gasóleo ou gasolina.
Ainda assim, o facto de o custo inicial dos carros elétricos poder ser maior do que os veículos tradicionais leva a que muitas pessoas fiquem reticentes quanto à decisão de troca. No entanto, também aqui existem vários benefícios, entre eles os incentivos do Estado para a compra de veículos elétricos, que podem ir até 3 mil euros para pessoas singulares e até 6 mil euros para empresas.
Mas não só o Estado está atento a estas realidades e a proporcionar ajudas a quem pretende adquirir um elétrico. Há, também, algumas entidades bancárias que já estão a lançar alguns apoios nesse sentido, como é o caso do Montepio Crédito, que criou o Ecofinanciamento, que tem como objetivo promover o financiamento para viaturas elétricas e híbridas plug-in. Esta solução caracteriza-se por possuir taxas competitivas e comissões reduzidas para a aquisição de veículos novos e seminovos.
O Montepio Crédito, no quadro da sua atividade que tem por base a resposta aos desafios da sustentabilidade e ciente das novas tendências, lançou a marca Ecofinanciamento por isso mesmo, para refletir o posicionamento da instituição enquanto promotora da defesa do ambiente e como entidade de referência no financiamento de viaturas elétricas e híbridas.
O Ecofinanciamento é uma solução financeira que disponibiliza condições para financiamento da aquisição de viaturas elétricas e híbridas que permitem uma poupança nos custos e no ambiente. Esta oferta responde às necessidades de financiamento de particulares e empresas, de uma forma transversal, considerando a importância e estímulos existentes para a consolidação de soluções de mobilidade verdes.
Para além das taxas competitivas e comissões reduzidas, o Ecofinanciamento inclui outras vantagens, como a oferta de um carregador doméstico e da sua instalação, que permite efetuar o carregamento da viatura com toda a segurança e comodidade, ou, em alternativa, a oferta de um cartão de carregamento no valor de 500€, que poderá utilizar na rede pública de postos disponíveis. Todas estas ofertas Eco financiamento estão disponíveis até 31 de março de 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Saiba onde pode poupar ao escolher um elétrico
{{ noCommentsLabel }}