BCP “em condições” de analisar compra do Novobanco embora não esteja nos planos

CEO do banco salienta que não está nos planos comprar o Novobanco. Ainda assim, ao contrário de há quatro anos, o BCP está agora “robusto” e pode analisar oportunidades se surgirem no mercado.

Ao contrário do que acontecia há quatro anos, o BCP está agora “em condições” de olhar para eventuais aquisições de outros bancos, embora não esteja nos planos, segundo avançou o CEO Miguel Maya, quando questionado sobre um eventual interesse no Novobanco.

“Se a operação [do Novobanco] for para o mercado, temos condições para poder olhar para ela e analisar. É isso que faremos se for ao mercado”, avançou Miguel Maya na conferência de apresentação dos resultados de 2022.

Segundo explicou, há quatro anos, o banco não tinha as condições, mas neste momento “está robusto e pode olhar para as oportunidades de forma diferente”. “Quando tínhamos o rácio de NPE que tínhamos, rácios de capital que tínhamos, quando tínhamos o tema da liquidez que tivemos no passado não tínhamos condições”, explicou.

Não tínhamos a qualidade de balanço que permitia uma independência e capacidade de tomar decisões de forma muito mais suportada”, acrescentou Miguel Maya. “Se isso leva a que o banco tenha a ambição de adquirir? Não, de todo”.

Miguel Maya recusou comentar a avaliação de 2.000 milhões de euros que foi atribuída ao Novobanco numa notícia veiculada em Espanha na semana passada.

“O valor tem múltiplas perspetivas de análise. Numa lógica de sinergias, de standalone, quais as contingências que ainda existem no balanço do banco. Não se fazem palpites num processo desta natureza”, disse.

Sobre o tema Novobanco, o chairman Nuno Amado lembrou as palavras recentes do presidente de Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, que disse que o banco público está hoje em dia em condições para comprar bancos, situação em que não se encontrava aquando da resolução do Banif em 2015 e do Popular em 2017. “Se existir essa situação seguramente que estudaremos”, vincou Nuno Amado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP “em condições” de analisar compra do Novobanco embora não esteja nos planos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião