Encontro de von der Leyen com Rei Carlos III incomoda eurocéticos

  • Lusa
  • 27 Fevereiro 2023

O antigo ministro da Economia e atual deputado Jacob Rees-Mogg, disse que "não é constitucionalmente sensato envolver o Rei numa questão de controvérsia política".

A visita da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao Rei Carlos III indignou esta segunda-feira deputados britânicos a favor do Brexit por considerarem que ameaça a neutralidade política do monarca. O Palácio de Buckingham confirmou que Carlos III receberá a presidente da Comissão Europeia no Castelo de Windsor, com quem tomará chá e discutirá vários tópicos.

A coincidência da sua visita com o possível anúncio de um acordo sobre o controverso protocolo irritou alguns deputados conservadores e unionistas da Irlanda do Norte. O antigo ministro da Economia e atual deputado Jacob Rees-Mogg, disse à estação GB News que “não é constitucionalmente sensato envolver o Rei numa questão de controvérsia política”.

Arlene Foster, uma antiga líder do Partido Democrata Unionista (DUP), expressou incredulidade por o Executivo “pedir ao Rei para se envolver na finalização de um acordo controverso como este”. “É insensato e vai cair muito mal na Irlanda do Norte”, disse.

O Palácio de Buckingham indicou que “o Rei tem todo o prazer em se encontrar com os líderes mundiais se eles visitarem o Reino Unido e o fizerem por recomendação do Governo”. Bruxelas considerou que o encontro da Presidente da Comissão Europeia com Carlos III é independente das negociações com Sunak e que Ursula von der Leyen iria discutir com o Rei “uma variedade de assuntos” num “contexto internacional”, adiantou a porta-voz, Dana Spinant.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Encontro de von der Leyen com Rei Carlos III incomoda eurocéticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião