Conselho de Ministros deve aprovar cinco candidatos à segunda fase da reprivatização da Efacec

Governo selecionou cinco candidatos para a fase seguinte das negociações de reprivatização da Efacec. Decisão deverá ser aprovada no Conselho de Ministros desta quinta-feira.

O Governo selecionou cinco candidatos para a fase seguinte das negociações para a reprivatização de 71,73% da Efacec, como avançou o ECO, mas a decisão só deverá ser aprovada no Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros disse ao ECO que não foi enviada qualquer notificação para a realização de um Conselho de Ministros eletrónico, ao contrário do que o ECO escreveu com base em outra fonte governamental. Mas, apesar de não ter havido convocatória, no seio do Governo havia a expectativa de que o Conselho de Ministros eletrónico se realizasse ao longo da terça-feira.

Dos seis candidatos, terá ficado pelo caminho apenas o consórcio onde estavam os franceses do Cahors Group, que substituíram um grupo chinês, num consórcio com outra empresa de origem espanhola, liderada por Luís Cêa-Prosperos. Estes tinham entrado à 25ª hora, tal como o ECO avançou, mas devido a desentendimentos acabaram por não passar à fase de negociação.

As negociações devem agora prosseguir com a Sodecia e a Visabeira, que decidiram juntar esforços para garantir uma proposta à totalidade da empresa que emprega quase dois mil trabalhadores, a Mota-Engil, o fundo Oxi Capital, e com as entidades estrangeiras já identificadas: o fundo Mutaris e a Oaktree.

A decisão acabou por não ir ao Conselho de Ministros de quinta-feira passada, depois de o Executivo ter recebido na noite anterior o relatório da Parpública que hierarquizou as seis propostas recebidas com base no cumprimento dos seus critério definidos pelo Executivo e “as condições financeira dos grupos que assumem a garantia de financiamento, numa parceria ligeira com o Estado português”, como sublinhou na passada quarta-feira o ministro da Economia no Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Ministros deve aprovar cinco candidatos à segunda fase da reprivatização da Efacec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião