Peso das demissões no desemprego toca máximos da década

  • ECO
  • 3 Março 2023

Em janeiro, inscreveram-se nos centros de emprego 53.464 novos desempregados, 3.694 dos quais indicaram como motivo a demissão por iniciativa própria.

O número de novos inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que deixaram o emprego que tinham por opção própria foi, em janeiro, o mais elevado desde pelo menos 2013, representando já 7% do total de novos desempregados, escreve o Expresso (acesso pago).

No primeiro mês do ano, inscreveram-se nos serviços públicos de emprego 53.464 novos desempregados, 3.694 dos quais indicaram como motivo a demissão por iniciativa própria. Se a comparação for feita com janeiro de 2022, o número de novos inscritos nesta situação disparou 71%.

Segundo o mesmo jornal, recuando a 2013, e tendo em conta todos os motivos registados pelo IEFP — ex-inativos, despedidos, demitidos, despedidos por mútuo acordo, fim de contrato não permanente, trabalhadores por conta própria e outros motivos –, apenas esta categoria regista um aumento do número de novos inscritos, na ordem dos 40%. Os economistas ouvidos pelo Expresso apontam várias causas para o aumento desta tendência, entre as quais a mudança que a pandemia trouxe na forma como os profissionais passaram a encarar a sua conciliação entre o trabalho e a vida pessoal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Peso das demissões no desemprego toca máximos da década

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião