Arábia Saudita e Irão reatam ligações diplomáticas após sete anos

Os dois governos concordaram retomar os laços diplomáticos e reabrir as embaixadas em cada um dos países após sete anos de hostilidades.

O Reino da Arábia Saudita e o Irão deram mais um passo para se voltarem a sentar à mesma mesa. De acordo com a agência noticiosa estatal saudita SPA, que cita uma declaração conjunta emitida em Pequim, os dois governos concordaram retomar os laços diplomáticos e reabrir as embaixadas em cada um dos países após sete anos de hostilidades.

As duas partes concordaram em respeitar a soberania do Estado e em ativar um acordo de cooperação em matéria de segurança assinado em 2001, refere a declaração. De acordo com a Reuters, o acordo foi anunciado após quatro dias de discussões em Pequim, na China, entre políticos representantes dos dois países.

Na declaração divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita no Twitter, lê-se que os três países partilhavam o desejo de resolver as discórdias existentes através do diálogo e diplomacia.

Foi alcançado um entendimento que inclui um “acordo para retomar as relações diplomáticas entre si e reabrir as suas embaixadas num espaço de até dois meses“, avança o Ministério. O acordo inclui ainda a garantia de “respeito pela soberania dos estados e a não interferência em assuntos internos de cada Governo”. No comunicado fica claro que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita e do Irão se irão encontrar para preparar o retorno dos embaixadores e discutir formas de melhorar ainda mais as relações entre os países.

Além destas medidas, os anteriores rivais acordaram ainda em reativar um acordo de cooperação em matéria de segurança que remonta a 2001 e também um outro acordo anterior sobre comércio, economia e investimento.

Nos últimos anos, a Arábia Saudita tem responsabilizado o Irão por ataques com mísseis e drones às petrolíferas do país e ainda ataques a petroleiros que navegavam no Golfo. No entanto, o Irão negou todas as acusações. Agora, ao retomarem relações, os países dizem ter como objetivo atingir a paz e segurança internacional e regional.

Para o diplomata chinês, Wang Yi, este acordo simboliza uma vitória para o diálogo e para a paz. Segundo o político, Pequim quer continuar a desempenhar um papel construtivo no que toca a solucionar dilemas políticos complicados, refere a agência Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita e Irão reatam ligações diplomáticas após sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião