Transporte aéreo de passageiros cresceu 84% em janeiro num ano

Transporte aéreo movimentou 3,9 milhões de passageiros em janeiro de 2023, um aumento de 84%. No primeiro mês do ano desembarcaram em média 60,7 mil passageiros por dia nos aeroportos nacionais.

Os aeroportos nacionais movimentaram 3,9 milhões de passageiros e 16,7 mil toneladas de carga e correio em janeiro de 2023. Os números apontam para uma aceleração, face a janeiro do ano passado, na ordem dos 84% no que toca ao número de passageiros, mas um recuo de -0,4% em relação à carga e correio.

Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o movimento de passageiros aumentou 5,7% comparativamente a janeiro de 2020, antes do início da pandemia, enquanto o movimento de carga e correio diminuiu 3,2%, apontam as Estatísticas rápidas do transporte aéreo.

O primeiro mês de 2023 assistiu a um desembarque médio diário de 60,7 mil passageiros no conjunto dos aeroportos nacionais, um valor “significativamente superior” ao verificado em janeiro do ano passado (31,9 mil), o que corresponde a um aumento de 89,9%. Em comparação com janeiro de 2020 (57,6 mil), o aumento foi na ordem dos 5,4%.

França foi o principal país de origem e destino dos voos, mas os maiores crescimentos face a janeiro de 2022 aplicaram-se a Espanha e Reino Unido, que ocuparam a segunda e terceira posição, respetivamente.

Segundo o relatório do INE, 79,4% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, ou seja, 1,5 milhões. A maioria dos passageiros (63,8% do total) é proveniente do continente europeu, o que reflete um aumento de 94,4% face a janeiro de 2022. Já a segunda principal origem é o continente americano, com 10% do total de passageiros desembarcados.

Por sua vez, no que toca aos passageiros embarcados, 81% corresponderam a tráfego internacional, num total de 1,7 milhões de passageiros. Como principal destino esteve o continente europeu (66,9% do total), com um crescimento de 80,9% face a janeiro do ano passado. O segundo principal destino dos passageiros embarcados foi, igualmente, o continente americano (9,3% do total).

Só o aeroporto de Lisboa movimentou em janeiro de 2023 mais de metade do total de passageiros (56,9%), ou cerca de 2,2 milhões. Este valor aponta para um aumento de 84,8% comparativamente a janeiro de 2022 (ou +2,7% face a janeiro de 2020). O aeroporto do Porto, por sua vez, concentrou 22,7% do total de passageiros e aumentou 88,1% face a janeiro do ano passado (+1,2% face a janeiro de 2020).

Já o aeroporto da Madeira foi o terceiro aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2023, com 313,7 mil (aumento de 86%), superando o aeroporto de Faro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transporte aéreo de passageiros cresceu 84% em janeiro num ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião