As empresas de serviços que dão a cara pelas companhias de seguros

  • ECO Seguros
  • 14 Março 2023

São chamados a problemas e sinistros, com peritagens, avaliações e call centers, assumem as dores dos segurados e das empresas de seguros que os contratam. O A a V das empresas preferidas dos seguros.

As empresas de serviços aos seguros são, muitas vezes, quem está presente ao lado dos segurados quando reportam sinistros às companhias. São especialistas dos ramos mais comuns, como automóvel ou habitações, a estruturas industriais complexas que exigem estudo prévio e aconselhamento para convencer os seguradores a arriscarem nas coberturas dos riscos que comportam.

Protagonistas em serviços ao setor dos seguros: José Pedro Inácio (AdvanceCare), Jorge Munoz Cardoso (Carglass), José Caldeira (UON), Richard Jiva (Génération), Vitor Bandeira (GEP), Paula Casa Nova (Europ Assistance), Tiago Firmino Ribeiro (Audatex/Solera) e Elsa Quintino (DEKRA).

Têm diferentes graus de especialização. Desde obras de arte, fraudes, roubos, investigam acidentes marítimos, procuram as causas e certificam-se dos valores de reparação e de substituição de todos os bens danificados. E, não só, também confirmam os negócios que os seguradores deixaram de fazer pelos danos que sofreram e a montante também contribuem para a análise de riscos de forma fundamentada e definitiva.

As 45 empresas procuradas por ECOseguros, empregam diretamente 1.688 pessoas, segundo valores calculados com base nas contas de 2021 apresentadas à Informa D&B. Na mesma fonte se calcula que faturaram cerca de 185 milhões de euros em 2021. Não incluem todas as empresas de TIC, tecnologias de informação e comunicação, que pela sua importância e volume terão tratamento diferenciado no futuro.

No entanto, as empresas movimentam muito mais técnicos que, em regime liberal, trabalham para estas empresas. São exigidas elevadas qualificações e responsabilidades, precisam de encontrar o justo valor para os direitos dos consumidores de seguros e para as companhias, seguradoras e corretoras que os contratam. E, entre elas, até existe a DefendeRisk, que faz peritagens – mas contratada pelos segurados.

De A2B a Van Ameyde, são estas as 45 empresas prestadoras de serviços com que as empresas de seguros mais contam em Portugal:

A2B – Fast Alliances Business Solutions. É empresa tecnológica, estratégica e logística para resolução de sinistros ramo automóvel. Avaliação de salvados e recuperação de veículos roubados em toda a União Europeia.

ABACO IBÉRIA – PORTUGAL. Regulação de sinistros em Grandes Riscos, riscos de engenharia, médio Mercado, property, liability, energias, transportes.

ADVANCECARE. Liderada por José Pedro Inácio, é detida a 100% pela Europ assistance, e gere Seguros e Planos de Saúde de diversas Seguradoras, Subsistemas e Parceiros. Presta e faz gestão de serviços clínicos e de prevenção na saúde, avaliação de Risco, os danos corporais ou a segurança e saúde no Trabalho.

ADVANTA ADJUSTERS – PORTUGAL. Ajustamento de perdas, contabilidade forense, riscos de engenharia e supervisão de quantidades.

Ageas Repara (GO KARSAG). Pertence ao grupo segurador e é especializada na deteção de fugas de águas, na inspeção de edifícios e serviços de assistência como desentupimentos e limpezas de caleiras ou chaminés.

Fonte: Várias, compilado por ECOseguros

Allianz Partners. Assistência 24 horas e seguros de viagem. Parte do Grupo Allianz.

AMP. Especialização forense, empresa de Ana Oliveira Patrocínio.

Audatex/Solera. Tem no seu capital subsidiária neerlandesa da empresa norte Americana que sede no Texas e as seguradoras Fidelidade, Allianz, Ageas, Generali, Lusitania, Liberty e UNA. Presente no mercado nacional desde 1997, é liderada localmente por Tiago Firmino Ribeiro e está dedicada ao desenvolvimento de soluções de suporte às operações de sinistros e subscrição, com especial foco no ramo automóvel.

AVR Peritagens e Averiguações. Peritagens, averiguações e gestão de sinistros no mercado segurador. Levantamentos patológicos.

Carglass. Faz parte do grupo Belron, líder mundial na reparação e substituição de vidros para viaturas. Em Portugal, tem uma rede própria de mais de 70 agências e um serviço móvel com mais de 30 viaturas. Trata do processo de aprovação com a seguradora.

CED PORTUGAL. Gestão de sinistros com veículos, incluindo a prestação de serviços conexos com a peritagem e perícias médicas para avaliação de danos patrimoniais e corporais.

CLAIMS – ENGENHARIA E AVALIAÇÃO. Peritagens técnicas, consultoria, engenharia, inspeções.

DEFENDERISK. Gestão dos riscos, continuidade do negócio e peritagem de sinistros exclusiva ao segurado e, ainda, dispõe de um canal de denúncia.

DEKRA. Multinacional alemã que realiza peritagem e averiguação de sinistros, peritagens mecânicas e vistorias técnicas. Peritagem automóvel, serviços de gestão de sinistros e loss adjusting. Tem igualmente Inspeção Técnica de Veículos, Test Center e a formação profissional no setor automóvel e na regularização de sinistros (DEKRA Claims).

DUALPERI Peritagens. Áreas patrimoniais, como residencial, habitacional, condomínio, furto, roubo qualificado, riscos industriais, máquinas, lucros cessantes, engenharias, marítimo, fotoperitagens e seguro de transporte de mercadorias.

Europ Assistance. Inicialmente direcionados para a assistência em viagem e assistência automóvel, mercados em que é parceira de grandes players do setor. Já presta serviços de assistência médica e lar & família.

FH – Future Healthcare. Serviços para companhias de Seguros, bancos e distribuidores, e desenvolvimento da operativa até à operação corrente em seguros de saúde e seguros de vida.

FÓRMULA VENCEDORA. Liderada por Alfredo Soares da Cruz, tem especialização em business interruption, perdas de lucros de exploração.

Génération (Sucursal Portugal). Está dedicada à corretagem em planos de saúde e previdência de empresa. Pertence ao grupo francês Adelaide, que em Portugal também tem a corretora Verlingue.

GEP (Grupo Fidelidade). Empresa do grupo especializada em peritagens e averiguações para seguros automóvel e de propriedade.

Go Far Insurance – Saúde. É uma solução que o Grupo Ageas Portugal e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) lançaram, para prevenção em saúde e de cuidados de saúde primários.

Home Claim Management. Regulação de sinistros e peritagens técnicas de ativos fixos tangíveis, máquinas, equipamentos elétricos e eletrónicos, construções, mercadorias, responsabilidades, pesquisa de avarias.

Homefix. Especializada em reparações domésticas, pertence ao Grupo EXIS.

ICV – Isaias Cabral de Viveiros. Peritagem de seguros nos Açores.

Jurisvalor – Peritagem e Auditoria. Peritagens patrimoniais, assaltos a bancos /ATM / danos por água / furto ou roubo / incêndios, infidelidade, ourivesarias, perdas de exploração, seguros de caução, transporte de valores, avaliação de bens, sinistros de responsabilidade civil, acidentes de trabalho, simulação de acidentes e sinistros, averiguação de fraudes, auditoria e cobranças ao abrigo do direito de regresso.

Keep Quality. Peritagens, averiguações, avaliações e gestão de sinistros.

MCBAP – Averiguações e Peritagens. Averiguações, peritagens, avaliação de danos, auditorias em responsabilidade civil automóvel, acidentes de trabalho, acidentes pessoais.

Norperitos. Peritagem multirriscos, responsabilidade civil e averiguação, acidentes de trabalho, danos por água, tempestades, inundações, incêndio, deterioração de bens refrigerados, aluimento de terras, quebra de vidros, riscos elétricos, furto e roubo (averiguação contabilística, controle fiscal e investigação).

Pares. Peritagens e auditorias.

PERILIDER. Peritagens em todos os ramos da indústria seguradora, vistorias, levantamentos patológicos. Acompanhamento de obras no âmbito da segurança e prevenção de sinistros.

PERIPLUS. Deteção de fugas de água, infiltrações e inspeções técnicas.

PeriRReg. É liderada por Rui de Almeida, presidente da CNPR – Câmara Nacional de Peritos Reguladores. Faz multirrisco, avaria de máquinas, perdas de exploração, máquinas, casco, equipamento eletrónico, transportes, responsabilidade civil, transitários e Operadores Portuários, responsabilidade civil, exploração e produtos.

PERISINISTROS TWO – CONSULTING. Avaliação de acidentes de viação e de acidentes de trabalho, confirmação de sinistros, análises técnicas de local de acidente, acordos condicionais de avaliação de prejuízos, definição de responsabilidade, imputabilidade de danos, parecer técnico e jurídico, processo de reembolso, processo judicial, controlo de incapacidade, estudo sobre as condições de habitabilidade e apoio aos grandes Incapacitados.

REAL POSITION. Atividades de gestão de sinistros, peritagens, avaliações, averiguações, regularizações e indemnizações, consultoria e assistência em seguros e segurança.

REALPERITOS. Principal empresa do Grupo EXIS liderado por Mário Rodrigues, trabalha em acidentes de trabalho e pessoais, averiguação auto, call assistance, antifraude, formação, grandes sinistros, peritagem e teleperitagem.

RNP – REDE NACIONAL DE PERITAGENS. Define a peritagem automóvel como “instrumento das seguradoras no controlo dos custos de sinistralidade”

RTS INTERNACIONAL – PORTUGAL. Serviço de peritagem de acidentes para companhias de seguros. Obras de arte, antiguidades, joias, aviação e é direcionado para a inspeção, a regulação e a investigação de sinistros. Cinematografia e de contingências – eventos. Sinistros e avaliações relativos a construção e edificação, obra civil industrial, especialidades do âmbito agrícola e da indústria agroalimentar. Trabalha para seguradoras, resseguradoras e sindicatos da Lloyd’s.

SEDGWICK Portugal. Serviços para seguradores, corretores, advogados, syndicates e analistas de risco, em sinistros de propriedade e responsabilidade civil, contabilidade forense, ramo marítimo.

SOPERTEC. Liderada por António Mata, faz averiguações, peritagens, avaliação de danos, auditorias em responsabilidade civil automóvel, acidentes de trabalho, acidentes pessoais, habitação, multirriscos, engenharia responsabilidade civil e transportes. Levantamentos patológicos a imóveis e infraestruturas.

TECNOPER (C.O.). Averiguações e peritagens do ramo acidentes de trabalho. Consultadoria de sinistros, de higiene e segurança no trabalho.

TOOLTO Mobility 24. Empresa tecnológica que tem no seu capital as seguradoras Caravela e a Inter Mutuelles Assistance Group (IMA). Faz assistência em viagem, saúde e setup de equipas profissionais.

Trueclinic. Reparação do dano corporal aos sinistrados em acidentes de trabalho, acidentes pessoais, desportivos e automóvel. Rede convencionada para diminuir os custos de tratamento e o tempo de recuperação para seguradoras e empregadores.

Trust. Liderada por Marta Araújo, desenvolve a sua atividade no setor segurador e o setor da saúde. Avaliações, peritagens e leilões automóvel. Imobiliário. Gestão Integral de sinistros, equipamento e maquinaria.

VAN AMEYDE (PORTUGAL). É parceira do grupo Darag, especializada em tomar carteiras de reclamações de seguros e fornecer soluções de redução de capital. Gestão de sinistros “run-off”.

Atualização às 15.50h de dia 14 março de 2022: Em Audatex/Solera foi alterado o nome do principal dirigente em Portugal e melhor definida a empresa-mãe da da Audatex.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As empresas de serviços que dão a cara pelas companhias de seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião