Reclamações na energia descem 25% para 25.100 em 2022, diz o regulador

  • Lusa
  • 14 Março 2023

O número de reclamações por cada mil clientes é semelhante no setor elétrico e no setor do gás natural, sendo um pouco mais elevado no setor dual, afirma o regulador.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 25.100 reclamações apresentadas pelos consumidores nos livros de reclamações das empresas, em 2022, o que representa uma descida de 25% face ao ano anterior, foi hoje anunciado.

Em 2022, a ERSE recebeu mais de 25.000 reclamações apresentadas maioritariamente nos livros de reclamações das empresas e respondeu a cerca de 4.800 pedidos de informação, maioritariamente no setor da eletricidade”, informou o regulador da energia, em comunicado.

Face às 33.633 reclamações recebidas em 2021, o valor registado no ano passado corresponde a uma diminuição de 25%.

Durante aquele período, marcado pela forte volatilidade dos preços da energia e pela possibilidade de regresso ao mercado regulado de gás natural, a ERSE recebeu ainda 2.996 solicitações de intervenção por parte dos consumidores e teve intervenção, no âmbito da resolução alternativa de litígios, em quase 3.000 processos.

Segundo o Boletim ACE – Apoio ao Consumidor de Energia, as reclamações apresentadas através dos livros de reclamações (físico e eletrónico) incidiram principalmente sobre o setor elétrico (72,5%), seguindo-se as relativas ao fornecimento dual (eletricidade e gás natural), com 15,8%.

Todavia, ressalvou a ERSE, “o número de reclamações por cada mil clientes é semelhante no setor elétrico e no setor do gás natural, sendo um pouco mais elevado no setor dual”.

A faturação, o contrato de fornecimento e a medição e leitura representaram 47% das reclamações apresentadas pelos consumidores nos livros de reclamações.

A grande maioria (89%) das reclamações recebeu resposta das empresas dentro do prazo previsto contratual ou legalmente, não podendo ultrapassar 15 dias úteis.

Segundo a ERSE, o tempo de resposta situou-se, em média, em 7,6 dias úteis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reclamações na energia descem 25% para 25.100 em 2022, diz o regulador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião