Sem resposta do Governo, sindicato dos trabalhadores consulares convoca greve entre 3 e 24 de abril

Em causa está a ausência de resposta do Governo no que toca às negociações para a atualização das tabelas salariais dos trabalhadores consulares e missões diplomáticas.

Sem resposta por parte do Governo desde o final de janeiro no que toca às negociações que têm em vista a atualização das tabelas salariais, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e Missões Diplomáticas (STCDE) convocou esta quarta-feira uma greve entre os dias 3 e 24 de abril.

“Após ter assumido compromissos e iniciado a negociação das tabelas salariais em 5 de dezembro passado, o Governo deixou o STCDE sem respostas desde 31 de janeiro, o que contradiz o discurso público de diálogo e de concertação”, explica o sindicato.

“Mesmo sabendo que o processo negocial não se esgota num mês, dada a sua complexidade que se prende com o número de tabelas salariais em discussão, não é admissível o Governo não dar resposta durante mais de seis semanas, deixando os trabalhadores no estrangeiro numa situação de precariedade agravada“, acrescenta numa nota enviadas às redações.

A greve terá lugar nos postos consulares, missões diplomáticas e centros culturais do Camões no estrangeiro, nos dias 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19, 20 e 24 de abril. Será, igualmente, promovida uma manifestação em frente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros no dia 25 de abril.

“O STCDE lamenta profundamente os constrangimentos causados às comunidades portuguesas no estrangeiro, no período pascal, mas o diálogo mostrou os seus limites, face à ausência de resposta do Governo.”

A possibilidade de proceder a uma greve já tinha sido avançada ao ECO Pessoas no final de fevereiro. Na altura, a secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores Consulares, Missões Diplomáticas e Serviços Centrais, Rosa Teixeira Ribeiro, classificou a ausência de resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de “incongruente face à urgência da situação”.

Questionado nessa altura pelo ECO Pessoas, o MNE disse que tem mantido posição de abertura e diálogo. “Encontram-se em curso negociações, tendo em vista a atualização das tabelas salariais. O Ministério dos Negócios Estrangeiros tem mantido uma posição de abertura e diálogo com vista à valorização das carreiras dos funcionários que prestam serviço nas missões diplomáticas e consulares”, afirmou, sem avançar, contudo, um horizonte temporal para voltar a reunir com o sindicato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sem resposta do Governo, sindicato dos trabalhadores consulares convoca greve entre 3 e 24 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião