Autoeuropa rejeita integrar a CIP

Existe uma diretriz por parte da casa-mãe na Alemanha para que todas as subsidiárias do Grupo Volkswagen reduzam ao mínimo a participação em estruturas associativas.

A Volkswagen Autoeuropa não aceitou o convite de Armindo Monteiro para integrar os órgãos sociais da CIPConfederação Empresarial de Portugal. A carta de recusa seguiu na manhã desta quinta-feira, apurou o ECO.

A Autoeuropa era um dos novos associados que o futuro presidente da CIP tinha convidado para reforçar a representatividade da associação. A lista única de Armindo Monteiro será votada a 29 de março e a tomada de posse está prevista para 12 ou 13 de abril.

Na carta enviada, a Volkswagen Autoeuropa rejeita o convite por duas razões: faz parte da ACAP – Associação Automóvel de Portugal,que integra a CIP, onde defende os interesses do setor automóvel, mas também porque existe uma diretriz por parte da casa-mãe na Alemanha para que todas as subsidiárias do Grupo Volkswagen reduzam ao mínimo a participação em estruturas associativas.

Foi, aliás, esta indicação que levou a Autoeuropa a sair da CIP por altura da terceira reeleição de António Saraiva para a liderança da associação patronal.

De acordo com a lista a que o ECO teve acesso que irá a votos dia 29, Armindo Monteiro vai manter como vice-presidentes João Almeida Lopes (Apifarma) e Rafael Campos Pereira (AIMMAP, a associação dos metalúrgicos e metalomecânicos). Os rostos novos são Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal; Manuel Carlos, em representação do calçado (APICCAPS), Pedro Duarte, da APETEC, associação das empresas tecnológicas; e Nogueira de Brito, que substitui Isabel Barros em representação da APED (distribuição).

Este órgão, que reúne todos os meses, conta ainda com outras estreias. É o caso de Ema Paulino, da Associação Nacional de Farmácias, e de Leonor Sottomayor, da Sonae. Jorge Henriques, das Indústrias Agro-Alimentares (FIPA); Carlos Cardoso, das empresas do setor elétrico e eletrónico (ANIMEE); Óscar Gaspar, dos hospitais privados (APHP); e Eduardo Rangel (Rangel Invest) voltam também a marcar presença.

E António Saraiva também continuará a ser um rosto presente na CIP, ao fim de 13 anos como presidente. Armindo Monteiro convidou-o para ser presidente da assembleia geral, um cargo ocupado presentemente por Salvador de Melo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoeuropa rejeita integrar a CIP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião