Seguros deram 58 milhões de lucro ao Crédito Agrícola

  • ECO Seguros
  • 16 Março 2023

A CA Vida e Ca Seguros quadruplicaram o contributo para um aumento do lucro operacional do Grupo no ano passado. Taxas de juro em alta já produzem benefícios.

O Grupo Crédito Agrícola quase compensou a baixa de lucros operacionais do negócio bancário com um aumento excecional do negócio segurador. A companhia CA Vida contribuiu com 47 milhões de euros para o resultado e a CA Seguros, que explora os seguros Não Vida, deu 11 milhões.

Contribuintes decisivos para o ano do grupo Crédito Agrícola: João Pedro Borges lidera a CA Seguros e António Castanho a CA Vida.

No conjunto, o negócio segurador aumentou quatro vezes esse resultado em relação a 2021, enquanto o negócio bancário do Crédito Agrícola diminuiu 31% para contribuir com 98 milhões para um resultado operacional que foi de 144,3 milhões de euros para todo grupo.

A margem técnica do negócio segurador aumentou 78 milhões de euros em 2022 devido essencialmente ao impacto positivo da redução das provisões necessárias a seguros de vida com ofertas indexadas a taxas de juro, refletindo as expectativas positivas do momento conjuntural de juros em alta.

No entanto, quanto a fundos próprios o Grupo conseguiu, no conjunto, um aumento de 21 milhões de euros muito beneficiado pelos resultados das seguradoras, mas afetados negativamente em 118 milhões de euros pela desvalorização de títulos de dívida pública, investimento maioritariamente realizada para compor a carteira da CA Vida. Essa menos valia potencial também se deveu a taxas de juro mais elevadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros deram 58 milhões de lucro ao Crédito Agrícola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião