Volatilidade nas bolsas europeias, mas recuperação continua

Bolsas europeias em sprint no último dia de negociações da semana. Resgate do First Republic Bank nos EUA reduz pessimismo.

As bolsas europeias voltaram a abrir em alta esta sexta-feira, estendendo a recuperação da sessão anterior, numa semana marcada pela forte volatilidade causada pela instabilidade no setor bancário. Os principais índices arrancaram a sessão com ganhos inferiores a 1%, no rescaldo do resgate da banca norte-americana ao First Republic Bank e da decisão do Banco Central Europeu (BCE) de subir as taxas de juro em 50 pontos base.

Pelas 8h05, o pan-europeu Stoxx 600 subia 0,8%, assim como o francês CAC-40 e o britânico FTSE 100. O português PSI valorizava 0,54%, para 5.897,65 pontos, depois de ter avançado quase 1% na sessão anterior. Um ganho que não permite ao índice, ainda assim, evitar uma queda acumulada de mais de 2% nesta semana.

À mesma hora, o banco português BCP integrava o pódio das subidas do PSI, registando ganhos de 1,82%, para 19,63 cêntimos. Apesar desta recuperação, foi uma semana dura para a instituição liderada por Miguel Maya, cujas perdas acumuladas chegam a superar 10%.

Cotação do BCP na bolsa de Lisboa

Foram vários dias que deixaram os investidores com nervos em franja e que acordaram os fantasmas da crise financeira global. Depois da falência do Silicon Valley Bank há uma semana, os investidores entraram na segunda-feira a saber do colapso de outro banco, o Signature, que aconteceu durante o domingo.

Os temores cruzaram o Atlântico e receios com a situação financeira do Credit Suisse fizeram as ações do banco afundar na ordem dos 30%. A notícia de que o banco pediu um empréstimo de até 51 mil milhões ao banco central da Suíça ajudou as ações a recuperarem de mínimos históricos na quinta-feira. Chegada mais uma sessão bolsista, o Credit Suisse ganha 1,19%, mantendo-se tangente aos dois francos suíços por ação.

De volta a Lisboa, é a Galp que comanda os ganhos esta sexta-feira. A petrolífera avançava mais de 3%, para 10,13 euros, com os preços do petróleo a valorizarem quase 1%. O Brent subia 0,96%, para 75,43 dólares por barril.

A impedir um dia mais animado no PSI estava a EDP Renováveis, que caía 1,12%, travando os ganhos, bem como os títulos dos CTT. A empresa postal recuava 0,28%, para 3,59 euros por ação, reagindo ao anúncio de que os lucros em 2022 caíram 5,2%, para 36,4 milhões de euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 8h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volatilidade nas bolsas europeias, mas recuperação continua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião