Morreu o empresário Rui Nabeiro (1931-2023), um empreendedor com consciência social

O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo que tem a Delta Cafés, morreu este domingo aos 91 anos. O funeral realiza-se na terça-feira, 21 de março em Campo Maior.

Foto de arquivo datada de 23 abril 2014 do presidente da Delta Cafés, Rui Nabeiro, na sua em Campo Maior.O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés morreu hoje, 19 março 2023, aos 91 anos, vítima de doença, num hospital em Lisboa.NUNO VEIGA/LUSANUNO VEIGA/LUSA

O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés morreu hoje aos 91 anos, vitima de doença, no hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo. “É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos”, confirmou minutos depois, a família, em comunicado.

Rui Nabeiro tinha um espírito empreendedor, como recorda a família, em comunicado. “O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida”. Rui Nabeiro fundou o seu próprio negócio em 1961, a Delta Cafés, hoje o maior grupo empresarial de produção de café em Portugal, em concorrência com marcas internacionais, com uma faturação da ordem dos 340 milhões e euros e mais de três mil colaboradores.

Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.

Rui Nabeiro foi um empreendedor, criou uma marca de raiz a partir de um pequeno armazém em Campo Maior, foi presidente de Câmara da sua terra natal, chegou a ser condenado por fraude fiscal no final da década de 80, e a viver em Badajoz, mas recorreu da sentença e foi absolvido. Sempre próximo da comunidade local, nunca saiu de Campo Maior, e com uma ligação à população local.

O crescimento empresarial do grupo assentou também na preparação da sucessão do grupo, sempre com perfil familiar, mas com gestão profissional. Rui Nabeiro era presidente do Conselho de Administração, a gestão executiva é do neto, Rui Miguel Nabeiro, e a comissão executiva tem ainda João Manuel Nabeiro e Helena Nabeiro (filhos) e Ivan Nabeiro e Rita Nabeiro (netos) e ainda António Cachola.

O funeral realiza-se na próxima terça-feira, 21 de março. A missa de corpo presente decorrerá nesse dia, às 12:00, seguindo-se um cortejo fúnebre até ao cemitério de Campo Maior, onde será sepultado o empresário, segundo a CNN. Antes disso, na segunda-feira, começam as cerimónias fúnebres, às 09:50, altura em que um cortejo vai sair da Novadelta, passando depois pela Tecnidelta, Sede e Camelo, para terminar na Igreja Matriz de Campo Maior, onde terá lugar o velório, pelas 12:00.

Leia o comunicado na íntegra

O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais. Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade.

O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios.

A data e o programa das cerimónias fúnebres serão oportunamente comunicados.

Campo Maior, 19 de março de 2023

(Notícia atualizada às 17h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o empresário Rui Nabeiro (1931-2023), um empreendedor com consciência social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião