Chile fecha acordo de seguro de sismo de 630 milhões
Um programa de seguro contra sismos, com o Banco Mundial, protege o Chile. 630 milhões de dólares para danos causados por fortes sismos são parte dos esforços para cobrir os riscos.
O Chile avançou com um programa de seguros contra sismos com o Banco Mundial, que cobre danos no valor de 630 milhões de dólares, de sismos de escala elevada, num esforço de mitigar os riscos da dívida pública de possíveis desastres naturais.
O seguro custará 4,75% do valor total do seguro em cada ano, disse o Ministério das Finanças em comunicado.
A nação sul-americana está localizada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área caracterizada por frequentes terramotos e vulcões ativos.
A cidade sul chilena de Valdivia foi atingida, em 1960, por um terramoto de magnitude 9,5, o mais intenso de que há registo, que causou mais de 1.600 mortes.
Em 2010, um terramoto de magnitude 8,8, e subsequente tsunami no Chile, matou mais de 500 pessoas e causou cerca de 30 mil milhões de dólares em danos, destruindo centenas de milhares de casas, estradas e pontes.
“Este seguro permitirá ao Chile receber indemnizações pré-estabelecidas até à cobertura máxima, no caso de certos eventos sísmicos de alta intensidade parametrizados, que causem danos materiais ao país e às finanças públicas”, disse o ministério.
“Se um sismo for superior a um determinado limiar e ocorrer numa determinada zona e profundidade, o seguro prevê um pagamento específico associado ao evento, o qual, em média, ocorre aproximadamente de 70 em 70 anos“, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chile fecha acordo de seguro de sismo de 630 milhões
{{ noCommentsLabel }}