Economia alemã deverá contrair no primeiro trimestre, diz Bundesbank

A maior economia da Europa deverá contrair novamente no primeiro trimestre do ano, ainda que a inflação geral esteja prevista desacelerar. No entanto, o mercado de trabalho está a ser resiliente.

A economia alemã deverá cair novamente no primeiro trimestre do ano e será acompanhada de uma inflação subjacente persistente, ainda que o aumento generalizado dos preços deva desacelerar acentuadamente em breve, disse o Bundesbank esta segunda-feira num relatório mensal.

“A atividade económica alemã provavelmente cairá novamente no trimestre atual”, disse o Bundesbank. “No entanto, o declínio será possivelmente menor do que no último trimestre de 2022”, citou a Reuters.

A economia alemã contraiu 0,4% no último trimestre do ano passado, sendo que o seu setor industrial está a começar a dar sinais de recuperação à medida que a inflação elevada está a pressionar o consumo. Embora um cenário de recessão continue a ser o mais provável, o mercado de trabalho está a mostrar-se resiliente sendo que o banco central espera uma evolução positiva nesta área.

A inflação no país com a maior economia da Europa está prevista cair em março, à medida que os preços energéticos elevados se afastam dos valores registados no ano passado. No entanto, a inflação ‘core’, que exclui os preços mais voláteis dos alimentos e dos combustíveis, tem aumentado ainda que a inflação geral tenha seguido a direção oposta, sendo alimentada pela infiltração dos preços energéticos nos restantes custos e salários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã deverá contrair no primeiro trimestre, diz Bundesbank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião