Lisboa acompanha recuperação na Europa. BCP sobe mais de 2%

Após a turbulência, as principais bolsas europeias recuperaram à boleia do setor da banca. Lisboa acompanhou a tendência, impulsionada pelo BCP, que subiu 2,61%.

Após a turbulência nos mercados registada ao início da manhã, as bolsas europeias recuperaram e fecharam a sessão desta segunda-feira em terreno positivo, com os investidores ainda a digerirem a compra do Credit Suisse pela UBS. Lisboa acompanhou a tendência com o PSI a subir 0,79%, impulsionada pelos ganhos de mais de 2% do BCP.

Pela Europa, o Stoxx 600 valorizou 1% enquanto o alemão DAX subiu 1,1%, o espanhol IBEX-35 1,3% a par com o francês CAC-40 e o britânico FTSE 100 somou 0,9%, num dia marcado pela alta volatilidade nos mercados acionistas.

Os investidores ainda estão a digerir os recentes acontecimentos no setor bancário. No domingo, foi anunciado que o UBS chegou a acordo para a compra do Credit Suisse por um valor superior a três mil milhões de euros, num negócio que teve a bênção do Banco Nacional Suíço e do Governo desse país. A influenciar os mercados estão também as notícias dos últimos dias sobre o colapso de dois bancos norte-americanos, o banco Silicon Valley (SVB) e o Signature.

Perante os receios de uma crise financeira, a presidente do BCE salientou que “o setor bancário da Zona Euro é resiliente”, mas assegurou que “a caixa de ferramentas do BCE está pronta para dar apoio de liquidez para o sistema financeiro, se tal for necessário”.

Lisboa acompanhou o sentimento europeu, tendo fechado a sessão desta segunda-feira a somar 0,79% para 5.769,33 pontos, com 12 das 16 cotadas em terreno positivo e apenas quatro no “vermelho”.

A impulsionar o índice de referência nacional estiveram as ações do BCP. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya somaram 2,61% para 18,86 cêntimos, acompanhando a tendência no setor. O setorial Stoxx 600 Banks somou 1,20%, apesar de ter chegado a cair mais de 3% nesta sessão. Pelas 16h47, o UBS subia 1,52%, enquanto o Credit Suisse afundava 56,48%.

Pelo PSI, nota positiva ainda para a Mota-Engil, que somou 2,3% para 1,51 euros, bem como para a Navigator que valorizou 1,95% para euros 3,238. Pelo setor energético, a EDP Renováveis ganhou 0,7% para 20,08 euros, enquanto a “casa-mãe” subiu 0,32% para 4,764 euros. Já a Galp Energia valorizou 0,38% para 9,928 euros e a REN somou 1,4% para 2,54 euros.

A evitar ganhos mais expressivos do PSI esteve a Ibersol e a Sonae SGPS. A dona da Pizza Hut recuou 1,19% para 6,62 euros, no dia em que voltou ao principal índice da bolsa de Lisboa. Já a Sonae SGPS caiu 1,25% para 95 cêntimos por ação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha recuperação na Europa. BCP sobe mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião