Mercado global de música gravada cresceu 9% em 2022

  • Lusa
  • 21 Março 2023

As receitas de música gravada atingiram os 26,2 mil milhões de dólares no ano passado, um aumento de 9% face a 2021.

O mercado global de música gravada cresceu 9% no ano passado, com o streaming por subscrição a ser o principal impulsionador deste aumento, de acordo com o relatório da Federação Internacional da Indústria Discográfica divulgado esta terça-feira.

Em 2022, as receitas de música gravada atingiram os 26,2 mil milhões de dólares, um aumento de 9% face a 2021, demonstram os dados divulgados pela Federação Internacional da Indústria Discográfica (IFPI, na sigla em inglês).

“O crescimento deve-se a várias fontes de receita: mais uma vez registou-se um aumento nas receitas de streaming, formatos físicos, direitos de reprodução e sincronização, tendo apenas os downloads e outros digitais registado uma diminuição de receitas”, lê-se no relatório, no qual é destacado que “o streaming por subscrição foi o principal impulsionador do crescimento”.

O streaming por subscrição teve um aumento de 10,3% em 2022, atingindo os 12,7 mil milhões de euros. As receitas de formatos físicos aumentaram 4% e as de direitos de reprodução 8,6%, “regressando a níveis pré-pandemia”. O total do streaming (incluindo subscrição e publicidade) representou, em 2022, 67% das receitas de música gravada, acima dos 65% registados no ano anterior.

No final de 2022, estavam registados 589 milhões de utilizadores de contas pagas de streaming, em plataformas como Spotify, Apple Music e Tidal, mais 66 milhões do que no ano anterior. Os três artistas que mais venderam e lucraram, globalmente, em 2022, foram a norte-americana Taylor Swift, os sul-coreanos BTS e o canadiano Drake.

O top 10 dos artistas que no ano passado mais venderam e lucraram inclui ainda o porto-riquenho Bad Bunny, o canadiano The Weeknd, os sul-coreanos Seventeen e Stray Kids, o britânico Harry Styles, o taiwanês Jay Chou e o britânico Ed Sheeran. O tema mais ouvido em streaming no ano passado foi “As it was”, de Harry Styles. “Heat waves”, dos Glass Animals, e “Stay”, de Kid Lacroi e Justin Bieber, completam o top 3.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado global de música gravada cresceu 9% em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião