BRANDS' ECO Pitagórica e IPESPE criam base de estudos luso-brasileira

  • BRANDS' ECO
  • 21 Março 2023

A Pitagórica e o IPESPE assinam protocolo com acordo inédito, que visa criar uma base de conhecimento luso-brasileira para estudos de Mercado e Opinião Pública.

A portuguesa Pitagórica e o IPESPE – Instituto brasileiro de Pesquisas Sociais, Políticas e Económicas assinaram ontem um protocolo de cooperação técnica académica e científica na área dos estudos de mercado e de opinião.

O acordo prevê “a execução e a divulgação conjunta de estudos e projetos de investigação no âmbito dos domínios científicos interdisciplinares”, com o intuito de formalizar o que será a criação de uma “base de conhecimento” luso-brasileira na área dos estudos de mercado e de opinião.

“É uma enorme satisfação trabalhar com uma das mais prestigiadas empresas portuguesas desta área, e um avanço relevante que irá beneficiar empresas e instituições em ambos os países”, disse Marcela Montenegro, Diretora Executiva do IPESPE.

Com este protocolo, as duas empresas, que já trabalham nos vários mercados de línguas portuguesa, passam a partilhar benchmarks internacionais nos diferentes setores, com especial destaque para estudos sobre as relações económicas, políticas e institucionais entre os dois países, e para as métricas de satisfação dos clientes e outros índices de mercado.

Isto significa que os clientes de ambas as empresas vão poder beneficiar de métricas e índices comparados com outros países e mercados, e com uma perspetiva mais ampla para os dados produzidos. “Os nossos clientes têm tudo a ganhar com a criação desta base internacional de conhecimento. Temos todos muito a aprender”, partilhou Alexandre Picoto, Administrador da Pitagórica.

Para além da realização de programas operacionais conjuntos, outra das possibilidades que o documento permite é o intercâmbio de investigadores entre as duas entidades na realização de projetos específicos.

Quem é a Pitagórica?

A fazer 23 anos de atividade a Pitagórica é uma das mais reconhecidas empresas de pesquisa e investigação de mercado, com trabalho em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, bem com Timor Leste. São membros da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado (APODEMO) e da Rede de Pesquisa Europeia (EUROSKOPIA), bem como da ESOMAR- European Society for Opinion and Marketing Reserach.

Quem é o IPESPE?

Com 37 anos no mercado, o IPESPE foi criado por investigadores e professores universitários e é um dos mais capilares institutos do género no Brasil, associado à ABEP-Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, e com pesquisadores membros da ABRAPEL – Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais e da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Reserach. Tem atuação nacional e internacional, com pesquisas realizadas em todos os 5.570 municípios
brasileiros e estudos em Portugal, Angola e Bolívia. O conselho científico do IPESPE é presidido por Antonio Lavareda, um dos mais conceituados cientistas políticos do Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pitagórica e IPESPE criam base de estudos luso-brasileira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião