Hospitais privados obrigados a devolver dinheiro a utentes

  • ECO
  • 22 Março 2023

No topo da tabela está o Hospital CUF Descobertas, com a indicação de nove casos para serem revistas faturas num valor superior de 21 mil euros.

Há três hospitais privados que, por decisão da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), têm de devolver dezenas de milhares de euros cobrados indevidamente aos utentes, avança o Correio da Manhã (acesso pago). Ao todo, o Hospital da Luz e o Hospital CUF Descobertas — ambos em Lisboa –, bem como o Hospital Boa Nova — em Matosinhos –, vão ter de devolver 22.839 euros por violarem o direito à informação prévia aos utentes dos valores totais a cobrar pelos cuidados de saúde prestados, condicionando nalguns casos a liberdade de escolha.

Com a indicação de nove casos para serem revistas faturas num valor superior a 21 mil euros, o Hospital CUF Descobertas lidera as incorreções. A ERS destaca o caso de um utente a quem foi apresentado um orçamento para uma cirurgia no valor de sete mil euros e, posteriormente, recebeu para pagar uma fatura de 17 mil euros.

Já no Hospital da Luz são discriminados treze casos em que é indicada a necessidade de rever faturas num valor superior a 1.650 euros, enquanto o Hospital Privado da Boa Nova (Matosinhos) é obrigado a devolver 81,40 euros aos utentes. A ERS elaborou ainda 35 processos referentes a coimas, num total de 67 mil euros, com o Hospital dos Lusíadas e o Hospital da Luz a incorrerem numa multa por discriminação de utentes na marcação de consultas pela ADSE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hospitais privados obrigados a devolver dinheiro a utentes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião