Preço das telecomunicações sobe 4,8%, abaixo da inflação mas o maior aumento desde 1996

  • ECO
  • 23 Março 2023

Tarifas subiram 4,8% em fevereiro, abaixo do valor da inflação média. Regulador das comunicações lamenta "défice concorrencial" no mercado.

Desde janeiro de 1996 que os preços das telecomunicações não aumentavam tanto de um mês para o outro. Entre janeiro e fevereiro, as tarifas das operadoras aumentaram 4,8%, adianta o regulador das comunicações, Anacom, em relatório divulgado nesta quinta-feira. A autoridade alega ainda que Portugal é o terceiro país da União Europeia em que os preços mais aumentaram desde 2009.

“Os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 4,8% face ao mês anterior em consequência de um ajustamento de preços dos prestadores devido à inflação“, refere a entidade liderada por João Cadete de Matos. As operadoras de telecomunicações já tinham anunciado que iriam subir os preços dos tarifários: Meo e Nos subiram os preços em fevereiro; a Vodafone no início de março.

No último mês, por empresa, a Meo aumentou a mensalidade de sete serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta; a Nos também diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta, tendo aumentado a mensalidade de dez serviços/ofertas; a Vodafone aumentou a mensalidade mínima de 12 serviços/ofertas; a NOWO diminuiu a mensalidade de seis serviços/ofertas.

Evolução dos preços das telecomunicações em Portugal e na UE desde o final de 2009.

A Anacom assinala também que entre o final de 2009 e fevereiro de 2023, “os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 13,2%, enquanto na União Europeia, em média, diminuíram 8,8%”. A situação acentuou a “divergência na evolução dos preços das comunicações eletrónicas em Portugal e na UE, que atingiu 22 pontos percentuais em termos acumulados”. Apenas Eslováquia e Roménia aumentaram mais os preços neste período do que Portugal.

A evolução de preços “confirma o défice concorrencial existente no mercado, potenciado pelo regime de fidelizações em Portugal, que não tem conduzido a preços baixos”, alega o regulador.

Portugal tem ainda a segunda tarifa de internet no telemóvel mais cara da UE em termos de preço mediano por gigabyte; em comparação com 50 países a nível mundial, Portugal ocupa a quarta posição, sinaliza a Anacom.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das telecomunicações sobe 4,8%, abaixo da inflação mas o maior aumento desde 1996

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião