Bancos cobraram três milhões de euros a mais aos clientes em 2022

Meio milhão diz respeito a comissões cobradas indevidamente nas amortizações do crédito da casa, que passaram a estar isentas no final do ano passado. Bancos tiveram de devolver o que cobraram a mais.

Os bancos cobraram mais de três milhões de euros aos clientes em comissões indevidas em 2022 e tiveram de devolver esse dinheiro, na sequência de ações de fiscalização realizadas pelo supervisor junto de mais de uma centena de instituições.

Este número consta do relatório de supervisão comportamental que o Banco de Portugal divulgou esta terça-feira.

Do montante total que foi cobrado indevidamente pelos bancos, meio milhão de euros diz respeito a comissões indevidas aplicadas em operações de amortização antecipada do crédito à habitação. Estas operações passaram a estar isentas desde o final de novembro com a entrada em vigor do diploma do Governo para aliviar o impacto da subida das taxas de juro nas prestações da casa. Os bancos ter-se-ão atrasado na aplicação das novas medidas ou a implementá-las no seu sistema informático.

Por outro lado, os bancos também cobraram mais de um milhão de euros (1,1 milhões) a mais em comissões de renegociação de contratos de crédito ao consumo. Outros 800 mil euros foram cobrados de forma indevida em comissões associadas ao processamento de prestações de contratos de crédito aos consumidores.

Ao todo, os bancos cobraram 2,8 milhões de euros em comissões que não eram devidas e cerca de 200 mil euros em juros que os clientes tiveram de pagar injustamente, mostram os dados do supervisor financeiro liderado por Mário Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos cobraram três milhões de euros a mais aos clientes em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião