Kiev confirma novo pacote de ajuda dos EUA

  • Lusa
  • 28 Março 2023

Fundos chegarão a Kiev através do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e serão destinados para pagar a médicos, aposentados, deslocados e para ajudar famílias de baixos rendimentos.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmyhal, confirmou esta terça-feira que os Estados Unidos vão enviar um novo pacote de ajuda económica no valor de 2.500 milhões de dólares (mais de 2.300 milhões de euros). Segundo o portal do Governo ucraniano, esses fundos chegarão a Kiev através do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, e serão destinados para pagar a médicos, aposentados, deslocados e para ajudar famílias de baixos rendimentos.

“Deve-se notar que, desde o início do ano, a Ucrânia recebeu quase cinco mil milhões de dólares [mais de 4,6 mil milhões de euros] de apoio da União Europeia (UE), e mais de dois mil milhões de dólares [mais de 1,8 mil milhões de euros] de ajuda dos Estados Unidos”, destacou o executivo ucraniano.

Além do apoio económico confirmado dos Estados Unidos, Denis Shmyhal sublinhou que outras organizações e potências europeias têm colaborado financeiramente com as autoridades ucranianas.

A administração norte-americana de Joe Biden prometeu enviar até 9.900 milhões de dólares (mais de 9.100 milhões de euros) à Ucrânia para apoiar a economia nacional, independentemente da assistência militar que Washington possa fornecer às Forças Armadas ucranianas, segundo a CNN.

A Ucrânia estima um défice orçamental superior a 33,2 mil milhões de euros para 2023, sendo que quase todas as receitas recebidas pelo Governo serão utilizadas para melhorar as capacidades militares e de armamento, face à ofensiva russa no país.

“Temos um acordo sobre um novo programa com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Recebemos assistência financeira da Grã-Bretanha, Banco Mundial, Alemanha, Espanha, Finlândia, Irlanda, Suíça, Bélgica, Islândia e Estónia. A Noruega ampliou o programa de pagamentos para 50.000 ucranianos que enfrentam difíceis condições de vida e sofreram com a agressão russa”, disse ainda o chefe do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kiev confirma novo pacote de ajuda dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião