Novabase avança com OPA sobre 20% do capital da empresa

  • ECO
  • 28 Março 2023

A Novabase registou esta terça-feira uma oferta de 4,85 euros por ação para adquirir até 20% do capital que ainda não controla da empresa. A operação decorre até 18 de abril.

A CMVM registou esta terça-feira a operação pública de aquisição (OPA) da Novabase NBA 0,00% sobre até 20% do capital da empresa que ainda não controla, que exigirá um investimento até 30,5 milhões de euros por parte da tecnológica nacional.

A proposta agora registada no regulador do mercado decorre do anúncio preliminar da oferta que decorreu entre 17 de agosto de 2022 e 13 de fevereiro deste ano.

A oferta é parcial e voluntária, e decorrerá ao longo das próximas três semanas, entre a sessão de amanhã da Euronext Lisboa e a sessão de 18 de abril de 2023.

“Num contexto de enorme incerteza, e sendo certo que demorará mais tempo do que antecipado para a Novabase atingir os objetivos que haviam sido definidos, considerando o balanço da empresa, o Conselho de Administração aprovou a presente oferta, criando uma oportunidade adicional de remuneração para os acionistas”, refere a empresa no prospeto da operação.

A oferta da Novabase pressupõe a remuneração de 4,85 euros por ação, que corresponde “um prémio por ação de cerca de 4% sobre o preço mais alto pago pela Oferente e Sociedade Visada nos seis meses imediatamente anteriores à data de publicação do anúncio preliminar”, lê-se no prospeto da OPA.

Além disso, a Novabase reforça ainda que o preço oferecido é também 21,5% superior à média ponderada da cotação dos últimos seis meses anteriores à data de publicação do anúncio preliminar. As ações fecharam esta terça-feira a cair 1,26% para 4,69 euros.

No prospeto da oferta, a Novabase sublinha ainda que esta oferta destina-se a permitir aos acionistas da empresa tecnológica “a alienação, em condições de igualdade, de parte das ações por si detidas, as quais serão extintas com a correspondente redução do capital”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase avança com OPA sobre 20% do capital da empresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião