Papa Francisco deu entrada num hospital para realizar exames médicos

  • Lusa
  • 29 Março 2023

O Vaticano não forneceu mais pormenores, incluindo quanto tempo o Papa, de 86 anos, permanecerá no Hospital Universitário Gemelli, onde foi operado em 2021.

O Papa Francisco deu entrada esta quarta-feira num hospital de Roma e cancelou as audiências para os próximos dois dias, para realizar exames previamente agendados, informou o Vaticano.

O Vaticano não forneceu mais pormenores, incluindo quanto tempo o Papa, de 86 anos, permanecerá no Hospital Universitário Gemelli, onde foi operado em 2021. As audiências papais até sexta-feira foram canceladas, permanecendo a dúvida sobre se Francisco irá participar nas atividades da Semana Santa no Vaticano, que começam no domingo.

Francisco apareceu esta quarta publicamente, aparentemente com saúde, durante a sua audiência geral regular, embora tenha demonstrado trejeitos de dor ao entrar e sair do “Papamóvel”. O objetivo dos exames médicos que Francisco está a realizar não é claro.

O Papa teve parte de um pulmão removido quando era jovem, devido a uma infeção respiratória, o que explica a forma como fala, quase sussurrando. Francisco passou 10 dias no hospital Gemelli após a cirurgia de 2021, para um estreitamento intestinal, que incluiu a remoção de 33 centímetros do seu cólon.

Há mais de um ano que o Papa se socorre de uma cadeira de rodas para se mover, devido a uma tensão nos ligamentos do joelho direito e a uma pequena fratura no joelho. O Papa não foi operado ao joelho porque não respondeu bem à anestesia geral durante a cirurgia intestinal de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Papa Francisco deu entrada num hospital para realizar exames médicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião