Bruxelas tem 100 milhões para ajudar projetos de pequena escala a descarbonizar União Europeia

O executivo comunitário vai disponibilizar 100 milhões em subvenções para projetos de pequena escala nas áreas das energias renováveis, armazenamento de energia ou captura de carbono.

A Comissão Europeia vai disponibilizar 100 milhões de euros para aquele que será o terceiro concurso destinado a apoiar projetos “verdes” de pequena escala no âmbito do Fundo de Inovação, um programa de financiamento para a implantação de tecnologias inovadoras de baixo teor de carbono.

Financiado pelas receitas dos leilões de licenças de emissão do Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS), este convite à candidatura de projetos de pequena escala procura impulsionar a implantação de soluções industriais para descarbonizar a União Europeia.

Na nota divulgada esta quinta-feira, o executivo comunitário indica que vai disponibilizar 100 milhões de euros em subvenções para projetos de pequena escala com um gasto de capital entre 2,5 e 7,5 milhões de euros nas áreas das energias renováveis, descarbonização de indústrias de energia intensiva, armazenamento de energia, e captura, utilização e armazenamento de carbono.

Segundo o comunicado, estas tecnologias devem estar “suficientemente maduras” e ter um “forte potencial para alcançar reduções significativas das emissões de gases com efeito de estufa em comparação com as tecnologias convencionais”.

O Fundo de Inovação pode financiar até 60% da despesa total dos projetos que serão avaliados com base no seu potencial para evitar emissões de gases com efeito de estufa, inovação, maturidade financeira, técnica e operacional, e no seu potencial de expansão, bem como na sua eficiência de custos.

Nas edições anteriores, projetos de fornos híbridos para electrificar a produção de vidro, que tradicionalmente utiliza combustíveis fósseis, foram algumas das iniciativas selecionadas.

A Comissão Europeia sublinha que os projetos que não foram selecionados nas anteriores convocatórias são encorajados a voltar a candidatar-se. A convocatória está aberta até 19 de setembro de 2023 para projetos que sejam implementados em qualquer Estado-Membro da União Europeia, Islândia ou Noruega.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas tem 100 milhões para ajudar projetos de pequena escala a descarbonizar União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião