Vila Galé abre portas em Beja com os olhos postos em hotéis de Cuba

  • Ana Petronilho
  • 1 Abril 2023

Monte do Vilar inicia as inaugurações previstas para este ano pelo grupo português, que vai gerir duas unidades em Cuba: uma em Cayo Parédon e outra em Havana.

O Vila Galé arranca este sábado a temporada das inaugurações de hotéis do grupo em 2023, com a abertura do Monte do Vilar, em Beja.

Mas além dos quatro hotéis que o Vila Galé vai abrir este ano em Portugal, “em julho” vai passar a gerir uma nova unidade em Cayo Parédon Grande, Cuba, com 620 quartos. É o cumprir de um sonho antigo do segundo maior grupo hoteleiro, que, pelo menos desde 2014, tinha a intenção de entrar em Cuba e que não vai ficar por aqui. A partir “do próximo ano”, o Vila Galé vai assumir a gestão de um segundo hotel em Cuba, desta vez em Havana, no edifício que é “a torre mais alta da cidade” com 594 quartos, revelou ao ECO o presidente do grupo Jorge Rebelo de Almeida.

A entrada em Cuba acontece depois de o Vila Galé ter vencido um concurso da Gaivota – a empresa pública de turismo que controla o desenvolvimento de hotéis no país – para a exploração das duas unidades. O acordo de princípio já foi firmado e os hotéis estão a ser construídos pelo Estado cubano, sendo que estará tudo a postos para que Cayo Parédon Grande seja inaugurado dentro de três meses.

É uma “aposta desafiante”, mas que “nos está a entusiasmar muito” porque Cuba “é um destino turístico de grande qualidade”, salienta Jorge Rebelo de Almeida.

Este hotel fica próximo do Aeroporto de Cayo Coco, para onde vai voar, a partir de julho, um charter de Portugal, pela euroAtlantic e pelo operador turístico Sonhando, que são parceiros do Vila Galé, contou ainda ao ECO Jorge Rebelo de Almeida. Vão ainda ser lançados charters de Buenos Aires e S. Paulo, através da CVC, parceiro do grupo hoteleiro português no Brasil.

Mas para já, em Portugal, abre este sábado o Monte Vilar, que fica junto ao Clube de Campo Vila Galé, na Herdade da Figueirinha, em Beja, e onde se produz vinho e azeite. A unidade de turismo rural contou com um investimento de quatro milhões, sendo que este valor “derrapou em 10% por força da inflação”, disse ao ECO o presidente e fundador do Vila Galé, que acrescenta que este aumento foi transversal face aos custos iniciais para as quatros unidades que vão abrir este ano e que totalizam um investimento de 43 milhões.

O Monte Vilar é composto por 12 quartos temáticos com o mote de monumentos alentejanos, dos quais oito são standard e quatro são suites, uma piscina exterior, dois salões de eventos, duas salas de reuniões e o restaurante Inevitável.

Em maio o grupo estreia-se nos Açores com a abertura do Vila Galé Collection São Miguel, que nasce de uma renovação de parte do edifício sede da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel e que antes funcionou como convento e um hospital. Com um investimento de 14 milhões o hotel conta com 92 quartos, restaurantes, bar, piscina exterior e interior e spa. O hotel será dedicado à história dos Açores, da aviação e das comunidades açorianas.

Dentro de dois meses, no início de junho, o Vila Galé vai, também em Beja, inaugurar o Nep Kids, o primeiro hotel do país onde os adultos só podem ser hóspedes se estiverem acompanhados de crianças. O hotel é composto por 80 quartos (64 com capacidade para 2 adultos e 2 crianças) e tem várias atrações para crianças, como um parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrosséis, trampolins, insufláveis, parede de escalada e pintura, slide, spa infantil, piscina de bolas, sala de cinema, sala de jogos, campos de padel. O investimento ronda os 12 milhões.

Por fim, em julho será a vez do hotel no Convento de Tomar abrir portas, assinalando o início da festa dos Tabuleiros. O edifício vai entrar em funcionamento como hotel depois de terem sido reabilitadas as áreas do antigo convento de Santa Iria e do também do colégio feminino. Com a Ordem dos Templários como tema, implicou um investimento de 14 milhões de euros. O Vila Galé Collection Tomar terá cerca de 100 quartos, restaurante, bar, spa com piscina interior, ginásio, salas de massagens, piscina exterior, duas salas de reuniões, jardim exterior, estacionamento e um salão de convenções com capacidade para mais de 200 pessoas.

Com o aumento dos juros e a subida generalizada dos preços, Jorge Rebelo de Almeida diz ter uma expectativa “bem favorável” para o verão apesar de reconhecer os aumentos podem “afastar alguma procura”, sendo que a redução de hóspedes pode vir a ser “atenuada” pelo “forte desejo de férias”.

Para estas quatro novas unidades o Vila Galé fez saber que precisa de contratar 170 colaboradores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vila Galé abre portas em Beja com os olhos postos em hotéis de Cuba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião