Empresas portuguesas investiram 2.100 milhões no Reino Unido em 2022

Embaixada britânica contabiliza 14 projetos de investimento de empresas portuguesas no território britânico nos setores da tecnologia, cibersegurança, indústrias criativas, construção e financeiro.

Nos últimos 12 meses, o Department for Business and Trade (DBT) do Reino Unido registou um total de 14 projetos de investimento de empresas portuguesas no território britânico, que resultou no estabelecimento, aquisição ou participação em empresas e investimento de capital.

Num valor total aproximado de 2.100 milhões de euros (1.900 milhões de libras), estes investimentos nacionais, que tiveram o apoio dos serviços da embaixada britânica em Lisboa, geraram 195 postos de trabalho em setores como tecnologia, cibersegurança, indústrias criativas, construção e ainda na área financeira.

O balanço é feito pela embaixada do Reino Unido, que esta quinta-feira, na 13ª edição dos UK-Portugal Business Awards distinguiu a startup Kinetikos, a Blocotelha – recentemente, o grupo de Porto de Mós ganhou um contrato de 27 milhões em Paris – e a Endiprev de Mortágua (em 2022 entrou no primeiro parque eólico offshore em França) com o prémio Investment Expansion. Na categoria de Global Entrepreneur foram premiadas a Boxtolife, a Yacooba Labs, a Propdata (Alfredo AI – Real Estate Analytics) e a B10SEC.

No sentido inverso, a casa diplomática destacou 20 empresas britânicas a operar em Portugal, que fizeram parte do grupo mais alargado de organizações apoiadas pelo DBT em Lisboa em 2022. Somam um volume estimado de 340 milhões de euros em exportações de produtos e serviços em vários setores, assim como um investimento global em Portugal de cerca de mil milhões de euros.

Entre elas estão a Bonhams, a Cambridge University Press & Assessment, o Frontier IP Group (com a participada AquaInsilico), a Eleven e a Leonardo. Todas distinguidas na categoria de Business Development, enquanto o prémio Overseas Direct Investment and Business Development foi atribuído à consultora BJSS, que trocou de escritórios e alargou a equipa em Portugal, Aethel Partners, Round Hill Capital, The British School of Lisbon, Glennmont Partners e Lightsource bp.

A Arrow Global Portugal e a Pioneer Point Partners LLP mereceram o Outstanding Overseas Investment e, em reconhecimento pela estreia no mercado português, o NCC Group, a Lucid Financial Markets e a Aura Power levaram para casa o galardão New to Market. Finalmente, na categoria Market Excellence foram reconhecidas pelo “investimento e compromisso de longa data no mercado português” a AstraZeneca Portugal, Ebury, Paysafe Group e Savills.

Estas organizações fazem parte de um todo que contribui para o reforço dos laços económicos, desenvolvimento e potencial futuro da relação bilateral de comércio e investimento entre os dois países, que a nossa equipa comercial continuará a apoiar.

Christopher Sainty

Embaixador britânico em Portugal

Em comunicado, o embaixador britânico em Portugal, Christopher Sainty, destacou o “grande entusiasmo e orgulho [por], mais uma vez, reconhecer e celebrar a dedicação e esforço das empresas britânicas e portuguesas que se destacaram pelo sucesso nas respetivas áreas de negócio e no seu compromisso com os mercados do Reino Unido e Portugal”.

“Estas organizações fazem parte de um todo que contribui para o reforço dos laços económicos, desenvolvimento e potencial futuro da relação bilateral de comércio e investimento entre os dois países, que a nossa equipa comercial na embaixada britânica em Lisboa continuará a apoiar”, prometeu o diplomata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas portuguesas investiram 2.100 milhões no Reino Unido em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião