Grupo industrial de Porto de Mós ganha contrato de 27 milhões em Paris

Com três fábricas em Portugal e 500 trabalhadores, a Blocotelha está a fornecer e instalar 4.000 toneladas de estruturas metálicas, revestimentos e fachadas técnicas na maior incineradora europeia.

A Blocotelha, uma empresa especializada em estruturas metálicas e sediada no distrito de Leiria, assinou um mega contrato com a Syctom, a agência metropolitana de resíduos domésticos da região de Paris, que está a construir uma nova unidade de valorização energética (UVE) de resíduos domésticos naquele que é considerado o maior centro de incineração da Europa (Ivry/Paris XIII).

Para a empresa portuguesa, fundada em 1976 e liderada por Luís Meneses, esta obra, que será inaugurada no próximo ano, representa um volume de negócios a rondar os 27 milhões de euros. Mais de 40 trabalhadores foram destacados para França, para fazer a instalação das 4.000 toneladas de estruturas metálicas, revestimentos e fachadas técnicas produzidos no polo industrial de Porto de Mós.

Nova unidade vai tratar por ano cerca de 350 mil toneladas de resíduos domésticos por incineração.

Com três fábricas em Portugal e outra em Marrocos, num total de 100 mil metros quadrados de área de produção, além de sucursais no Reino Unido, França e Argélia, a Blocotelha está nesta última fase do projeto a montar os revestimentos e a participar na construção da chaminé com 100 metros de altura da nova UVE, que está a ser dimensionada para tratar anualmente 350 mil toneladas de resíduos domésticos por incineração.

Em França, a metalomecânica pertencente à holding Mekkin – atua igualmente na indústria química com a Cabopol, uma das maiores exportadoras para a Rússia em 2022, e na área da engenharia com a Poligreen – já tinha no portefólio a supervisão das estruturas metálicas utilizadas pela gigante da energia EDF em 27 projetos de energia nuclear, a conhecida Arena Futuroscope ou as obras no terminal sul do Aeroporto de Orly, o segundo maior da capital francesa.

É com orgulho que registamos a nossa participação num projeto internacional desta dimensão e complexidade, com impacto direto na cidade de Paris, mas com uma visibilidade global.

Luís Meneses

CEO da Blocotelha

“É com orgulho que registamos a nossa participação num projeto internacional desta dimensão e complexidade, com impacto direto na cidade de Paris, mas com uma visibilidade global”, sublinhou o CEO da Blocotelha, Luís Meneses, citado em comunicado. Mais de 70% do volume de negócios anual de 70 milhões de euros é assegurado nos mercados internacionais, com projetos realizados em mais de 30 geografias, desde Espanha (Centro de Exposições La Coruña) à ilha de Madagáscar (Aeroporto Internacional de Ivato).

Em Portugal, a empresa que emprega mais de 500 pessoas e tem os principais clientes nos setores industrial, nuclear, infraestruturas, logística, ambiente, escritórios e habitações, tem projetos atualmente a decorrer no Aeroporto de Faro e já assinou empreitadas como a construção metálica e revestimento das coberturas do terminal norte do Aeroporto de Lisboa, o Autódromo Internacional do Algarve, o Santuário de Fátima, o Parque Tecnológico de Óbidos (Obitec) ou as fábricas da indiana Sakthi e da brasileira Embraer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo industrial de Porto de Mós ganha contrato de 27 milhões em Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião