Galp propõe alargar a administração para 19 membros. Saem cinco, entram seis

Maria João Carioca Rodrigues, Ronald Doesburg, João Marques da Silva, Rodrigo Villanova, Fedra Ribeiro e Ana Lúcia Zambelli são os novos rostos propostos para administração da Galp.

O conselho de administração da Galp vai passar a contar com 19 membros, em vez de 18, no quadriénio de 2023 a 2026, segundo a proposta que será apresentada na próxima Assembleia de Acionistas, de 3 de maio, e que a empresa divulgou esta segunda-feira.

Maria João Carioca Rodrigues, Ronald Doesburg, João Marques da Silva, Rodrigo Villanova, Fedra Ribeiro e Ana Lúcia Zambelli entram. Saem Miguel Athayde Mendes, Thore Kristiansen, Teresa Abecassis, Luís Todo Bom e Edmar de Almeida.

Maria João Carioca Rodrigues integra este quadro depois de abandonar o cargo de vogal da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos. Na sua experiência, conta maioritariamente com a passagem por várias instituições financeiras, tendo feito parte da administração de empresas como a Fidelidade, SIBS ou Euronext, desde 2013.

Ronald Doesburg fez uma longa carreira na também petrolífera Shell, desde 2003 e até 2021. João Marques Silva é uma contratação “da casa”: desde 2017 que era responsável da área de B2C da Galp em Espanha. E Também Rodrigo Villanova vem do seio da empresa, onde desde junho de 2021 desempenha as funções de presidente e CEO da Galp Trading, e é vice-presidente executivo da área de gestão de energia.

Fedra Ribeiro lidera desde dezembro de 2022 uma marca do Grupo Renault, a Mobilize, que oferece serviços digitais em mobilidade, energia e dados. Ana Lúcia Zambelli tem como experiência mais recente, iniciada em 2020 e até ao presente ano, a direção executiva de uma empresa de investimento em participações sociais centrada em negócios de infra-estruturas e energia, a Brookfield Private Equity, no Brasil.

De fora fica então a responsável pelo negócio Comercial da Galp e pela área de Espaços & Mobilidade do Grupo Galp, Teresa Abecassis, que estava na administração desde 2021. Thore Kristiansen, na Galp desde 2014, ocupa de momento o cargo de responsável pela Produção e Operação na Comissão Executiva. Luís Todo Bom abandona as pastas de vogal do Conselho de Administração, presidente da Comissão de Gestão de Risco e membro da Comissão de Auditoria. Edmar de Almeida é membro não executivo da administração da Galp desde 2019 e, finalmente, Miguel Athayde Marques deixa as funções de vice-presidente do Conselho de Administração, diretor do Conselho de Administração, presidente da Comissão de Sustentabilidade e membro da Comissão de Gestão de Risco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp propõe alargar a administração para 19 membros. Saem cinco, entram seis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião