Munícipes de Paris escolhem expulsar trotinetes elétricas da cidade por larga maioria

Acidentes e ocupação da via pública entre as principais reservas dos moradores da capital francesa. "Consulta pública" leva 90% dos votantes a votar pela expulsão das trotinetes da cidade.

Os munícipes de Paris votaram por larga maioria no sentido de banir as trotinetes elétricas da capital francesa. Os resultados finais da “consulta pública”, citados pelo The Guardian, apontam para 90% de votos a favor da expulsão destes veículos da cidade.

O jornal explica que Paris foi pioneira na introdução de trotinetes elétricas em 2018, uma solução de “micromobilidade” numa em que os municípios tentam reduzir as emissões de gases com efeito de estufa dos motores a combustão. No entanto, as trotinetes geraram novos problemas, como acidentes e ocupação da via pública. Os mais críticos desta forma de mobilidade acusam ainda os utilizadores de não respeitarem as regras básicas de trânsito.

Mais de duas dezenas de mesas de voto foram disponibilizadas para que os cidadãos pudessem responder à pergunta: “A favor ou contra as trotinetes partilhadas?” O resultado não é vinculativo, mas o município comprometeu-se a agir de acordo com a conclusão da votação. Entre 85,77% e 91,77% dos votantes mostrou-se contra os veículos. A afluência às urnas terá sido reduzida quando comparada com os 1,6 milhões de “eleitores” válidos para participar.

Segundo o The Guardian, existirão mais de 15 mil trotinetes elétricas nas ruas de Paris. Os veículos são disponibilizados por empresas privadas, algumas das quais presentes também em cidades portuguesas, como Lisboa. É o caso da Lime, uma das primeiras a instalar-se na capital de Portugal.

Em Paris, em 2022, três pessoas morreram e 459 ficaram feridas na sequência de acidentes envolvendo trotinetes elétricas. Em novembro do ano passado, em Portugal, foi tornado público um estudo realizado entre 2018 e 2019 pelo Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) que apontou para mais de 200 episódios de urgência relacionados com trotinetes elétricas só nesta unidade. Há indícios de que o número de sinistros está a aumentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Munícipes de Paris escolhem expulsar trotinetes elétricas da cidade por larga maioria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião