Preço do petróleo dispara mais de 5% após corte anunciado pela OPEP+

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Abril 2023

Anúncio surpresa dos exportadores de petróleo está a valorizar preços da matéria-prima em mais de 5%. Cortes na produção equivalem a 3,7% da procura global, segundo a Reuters.

As cotações do petróleo nos mercados internacionais negoceiam em forte alta no arranque da semana, depois de a Organização dos Países Produtores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) ter anunciado um corte da produção em mais de um milhão de barris por dia a partir do próximo mês.

Pelas 8h45 (hora de Lisboa) desta segunda-feira, o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações europeias, sobe 5,29% para 84,15 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, avança 5,38% para 79,73 dólares.

Fonte: Reuters

Este desempenho acontece um dia depois de a OPEP+ anunciar, inesperadamente, que vai cortar cerca de 1,16 milhões de barris por dia a partir de maio. A Arábia Saudita e a Rússia lideram esta redução, ao efetuarem, cada uma, um corte de 500 mil barris por dia.

Esperava-se que o grupo mantivesse o ritmo de produção de petróleo inalterado, mas este anúncio eleva o volume total de cortes da OPEP+ para 3,66 milhões de barris por dia, o que equivale a 3,7% da procura global de crude, segundo os cálculos da Reuters.

A par deste corte, Moscovo avançou também que pretende prolongar para lá de maio a redução na produção que tem em vigor desde março, de 500 mil barris de petróleo por dia, em resposta às sanções dos países aliados da Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do petróleo dispara mais de 5% após corte anunciado pela OPEP+

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião