Fisco vai repetir ordens de pagamento até ao final de abril para quem não recebeu cheque de 125 euros

O Ministério das Finanças confirmou que ainda há contribuintes que não receberam o apoio de 125 euros anunciado em outubro e, por isso, vai repetir ordens de pagamento até ao final de abril.

O Ministério das Finanças confirmou esta terça-feira que ainda há 239 mil pessoas que não receberam o apoio de 125 euros, que foi anunciado pelo primeiro-ministro em setembro como uma medida para responder à inflação, por não terem “qualquer registo de IBAN” na Autoridade Tributária (AT) e que outros 22,6 mil IBAN foram considerados inválidos. Por isso, o Governo vai “repetir as ordens de pagamento” até ao final deste mês.

“Tal como prometido, a AT tem vindo a fazer tentativas de pagamento sucessivas a quem ainda não recebeu os apoios por não ter IBAN registado, ou por ter IBAN inválido”, aponta a tutela liderada por Fernando Medina, em reação à notícia do Correio da Manhã que dava conta de que havia, pelo menos, 239 mil pessoas que estavam elegíveis para receber o cheque de 125 euros, mas que o pagamento ainda não tinha sido feito devido à ausência de um registo de IBAN (número de conta bancária para pagamentos).

De acordo com o Ministério das Finanças “a atualização dos IBAN por parte de muitos contribuintes permitiu pagar 3,4 milhões de euros em dezembro, 1,7 milhões de euros em janeiro e 0,4 milhões de euros em fevereiro, apoiando cerca de 42,5 mil pessoas nestes meses”.

Ainda assim, de acordo com as Finanças, em fevereiro “estavam identificados cerca de 22,6 mil IBAN inválidos”, o qual acrescem “239 mil pessoas sem qualquer registo de IBAN junto da AT”. Por isso, e de forma a “permitir que todos os contribuintes atualizem o seu IBAN, a AT continuará a repetir as ordens de pagamento até o final do mês de abril”, lê-se.

O Ministério das Finanças dá ainda conta de que a maior parte dos contribuintes (cerca de três milhões) recebeu este apoio em outubro e os restantes cerca de 1,6 milhões receberam em novembro, pelo que a taxa de execução é de 95%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco vai repetir ordens de pagamento até ao final de abril para quem não recebeu cheque de 125 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião