Trump declara-se inocente de 34 acusações

  • Lusa
  • 4 Abril 2023

Donald Trump esteve cerca de 40 minutos no tribunal de Nova Iorque para conhecer as acusações de que é alvo. É a primeira vez que um presidente dos EUA enfrenta acusações criminais.

O presidente norte-americano Donald Trump deixou o tribunal criminal de Manhattan após uma comparência histórica em tribunal, na qual se declarou inocente de 34 acusações. A alegação de inocência foi feita durante a breve sessão no tribunal nova-iorquino, de cerca de 40 minutos, onde os procuradores revelaram a acusação do grande júri visando o ex-presidente e empresário.

No total, Trump enfrenta 34 acusações de falsificação de registos comerciais, de acordo com diversos órgãos de comunicação social. As acusações estão ligadas ao caso de um alegado pagamento de suborno a uma ex-atriz pornográfica, StormyDaniels, que terá servido para comprar o seu silêncio sobre um caso extraconjugal, antes da campanha eleitoral das presidenciais de 2016.

Sob forte proteção policial, a caravana de oito viaturas transportando Trump e os seus assessores chegou ao tribunal pelas 13:20 (hora local, 18:20 em Lisboa), onde era esperado por milhares de pessoas, entre apoiantes, opositores e jornalistas. À entrada e saída do edifício, o ex-Presidente não prestou declarações e limitou-se a acenar à multidão.

 

Ao sair da sua residência na Trump Tower, o ex-Presidente ergueu o punho na direção das câmaras de televisão. No tribunal, onde tecnicamente Trump está sob detenção judicial, serão recolhidas as suas impressões digitais e a sua fotografia poderá ser tirada – algo que os seus advogados pretendiam evitar.

O ex-Presidente, que passou a tarde a publicar mensagens através das redes sociais, publicou uma mensagem já depois de entrar no tribunal, com as características letras maiúsculas. “A caminho da baixa de Manhattan, do Tribunal. Parece tão SURREAL — UAU, vão PRENDER-ME. Não posso acreditar que isto está a acontecer na América”, disse Trump, rematando a mensagem com a sigla “MAGA” (de “Make America Great Again”, “Engrandecer de Novo a América”), que usou nas suas campanhas eleitorais.

(notícia atualizada às 21h07 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump declara-se inocente de 34 acusações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião